Começou

23 jun • NotasNenhum comentário em Começou

O que o blog já havia antecipado. A editora Axel Springer vai cortar 200 vagas de trabalho no tabloide Bild, o mais vendido da Alemanha. Além disso, fechará cerca de um terço de seus escritórios regionais em todo o país, como parte de uma transição para a produção digital via Inteligência Artificial, informa o blog do jornalista Felipe Vieira.

Bem-vindo ao mundo pasteurizado

Não apenas jornalistas serão atingidos pelas ondas avassaladoras da IA. Os alunos se formarão com textos que não foram escritos por eles e exercerão a profissão com baixíssimo estoque intelectual.

https://promojogajunto.banrisul.com.br/?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=campanha_joga_junto&utm_content=escala_600x90px

Como nos 70

Nos anos 1970, quando a consciência ambiental tomou corpo, empresas poluidoras e suas chaminés fedorentos eram criticadas pela imprensa. A resposta padrão: é o cheiro do progresso.

Proletários da escrita

No caso do jornalismo, é provável que os primeiros a serem atingidos serão os estagiários, inclusive em outras profissões que exigem saber escrever bem. Como sempre, a elite continuará com um sistema misto, porque precisam de um diferencial para seu fim, que é a qualidade. Portanto, o fosso que separa a elite dos proletários da escrita vai ser cada vez mais largo.

https://cnabrasil.org.br/senar

Mártires da IA

Claro que na transição todos os meios de transporte dirigidos pela IA tão problemas. Aviões cairão e navios afundarao por erro desse ente abstrato e burro. Nenhum. Nerd ou cientista ou empresário se comover com as tragédias. Quando muito, dirão que é o custo do progresso.

De volta à Idade Média

Como naquela época, teremos a classe dominante (a aristocracia) e a plebe ignara, bicando miseravelmente com os poucos que ganham um troco aqui e ali. Exagero? Não. Viva e verás.

Da Idade Média até hoje se passaram  dois mil e 300 anos aproximadamente. Para a Nova Idade Média serão apenas alguns anos, talvez menos de uma década. O ser humano é seu maior predador. Tudo em nome da redução de custos e margens de lucros cada vez maiores.

O trem de Benjamin Franklin

Ele era contra o aumento da velocidade de diligências e qual transporte que tivesse rodas. O tio Ben já era velhinho quando viu o primeiro trem passando. Ele se virou para um amigo.   

– O cavalo já foi um erro.

Nota sobre o submarino

Pressão da água onde o submarino teve a comunicação cortada: 3000kg x polegada quadrada. Ou 7,5 toneladas por cm quadrado. E o tamanho de um selo suportando um caminhão carregado de médio porte 

Consumatum est

Imagine um selo postal, que tem cerca de 1 cm quadrado. Agora pegue todo o peso de um caminhão médio carregado com7,5 toneladas e o coloque em cima desse selo. É a pressão esmagadora que o submarino Titan sofreu.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »