BRDE e ANCINE fazem Chamada Pública para produção cinematográfica

26 jan • NotasNenhum comentário em BRDE e ANCINE fazem Chamada Pública para produção cinematográfica

Depois da renovação de contrato até 2026 com o Fundo Setorial do Audiovisual, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Nacional do Cinema(Ancine) publicaram o primeiro Edital da Chamada Pública de 2022, para produção cinematográfica. As inscrições começam em 14 de março e se estendem até 13 de maio.

O edital é destinado à seleção, em regime de concurso público, com propostas de novos realizadores de produção independente de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem de ficção, documentário e animação, com propósito inicial ao mercado de salas de exibição, apresentadas por meio de produtoras brasileiras independentes.

O BRDE realiza a operacionalização dos recursos do FSA para os projetos aprovados pela ANCINE, através de um comitê que avalia tecnicamente as propostas, de acordo com os critérios estabelecidos pela agência de cinema. De 2013 a 2021, o banco realizou 4.167 contratos no valor total de R$ 2,86 bilhões; só em 2021 foram 551 contratos que abrangeram 25 estados brasileiros, somados R$ 407 milhões.

De acordo com a ANCINE, o objetivo é investir em obras audiovisuais, a fim de contribuir para a expansão da participação do filme brasileiro no mercado de salas de exibição. Para o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, “essa é uma oportunidade para promover a produção de novos realizadores do audiovisual e incrementar empresas brasileiras do setor”.

A íntegra do edital pode ser consultada no link Novos Realizadores 2022.

Para mais detalhes sobre o FSA, acesse: https://www.brde.com.br/oque-e-fsa/ 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »