Ausência sentida

11 out • NotasNenhum comentário em Ausência sentida

O mal do WhattsApp e outras redes sociais e evitar a conversa direta. Mensagem gravada é unilateral. Conversa olho no olho já desapareceu, golpeada de vez pela pandemia. A face humana foi engolida pela imagem virtual.

https://cnabrasil.org.br/senar

O salário do Galvão Bueno

Corre na rede uma informação sobre o corte de 80% do salário do narrador mais famoso da Rede Globo, que teria passado de R$ 5 milhões para R$ 800 mil mensais. Sempre fico com um pé atrás desse tipo de notícia. Sim, é sabido que a emissora fez cortes brutais no salário das suas estrelas, mas daí a precisar o quantum vai uma lonjura.

https://euacredito.banrisul.com.br/?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=promo_eu_acredito&utm_content=centro_600x90px

Primeiro, a formação do maioria dos supersalários da rede (e de outras) é composta de comissões  sobre o faturamento publicitário dos programas. Então não é salário. Também existe o fato de que nem empregador nem empregado saem por aí gritando que ganham milhões por mês. Ninguém gosta de ser alvo de sequestros e mordida de parentes e amigos. Nem do Leão. Só se for louco, o que não parece ser o caso do Galvão Bueno.

Em matéria de dinheiro e traições conjugais o povo não só aumenta como inventa.

Escondidinho de prova

O TSE alterou sua jurisprudência e passa a considerar ilícitas provas obtidas por meio de gravação ambiental clandestina feita em ambiente fechados sem autorização judicial e sem consentimento dos interlocutores. Saiu no espacovital@espacovital.com.br.

Acho justo. Qualquer um de nós tendo uma conversa íntima diz coisas que, se ditas em público, seriam um escândalo com direito a processo. No que diz respeito ao jornalismo, gravação às escondidas e principalmente fora do contexto são eticamente reprováveis. Jornalista não é polícia, embora muitos acreditem que são.

Coletores de tendências

Quando alguém posta uma situação rotineira com ou sem fotos mostrando seus usos e costumes no WhatsApp ou no Facebook e juntado à milhões de outras postagens, são vendidas como tendências de mercado. Nada é grátis nesse mundo, muito menos no virtual.

Quer dizer que eles ganham muito dinheiro fuçando sua vida. Mesmo tomando cuidado, qualquer palavra que você escreva é um subsídio para a xeretagem mercantil.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »