As moscas que nos infernizam

16 nov • NotasNenhum comentário em As moscas que nos infernizam

Entre todos os insetos alados, as moscas juntamente com os mosquitos são uma praga que não se pode liquidar, só controlar. O Ministério da Agricultura acaba de divulgar emergência sanitária pelo avanço da mosca-da-carambola que ataca a fruta em estados do Norte-Nordeste. Infelizmente temos outros tipos que são pragas incontroláveis.  Algumas:

Praga da Mosca Azul

Costuma aparecer em um sem-número de profissões, de governantes a artistas passando por candidatos. Seus sintomas mais comuns são ignorar a realidade, inchaço do ego, insistência em se achar o tal.

https://www.veloe.com.br/banrisul?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=p_blog&utm_campaign=tag_banrisul&utm_content=escala_600x90px

Praga do Chupim

É um pássaro que costuma fazer ninho no ninho dos outros. Aparece muito na política quando o ninho alheio é ocupado por usurpadores que não conseguem ter brilho próprio.

Praga do Simancol

Essa é muito comum, mas quando ataca os sintomas podem passar despercebidos. Atinge todas as idades. No entanto, ataca principalmente crianças que gritam e  adultos que não sabem quando são inoportunas. Embora não existam vacinas, uma boa cotovelada nas costelas do portador às vezes a afasta.

https://cnabrasil.org.br/senar

Praga do Nariz Empinado

Ataca os adultos que mudam de comportamento à medida em que sobem em postos ou cargos. Políticos também são alvo preferencial, mas na iniciativa privada também é comum.

Existe apenas um antídoto, que a ciência não reconhece, mas às vezes funciona: dizer aos atingidos que devem tratar bem as pessoas quando estão subindo porque vão tornar a encontrá-las quando estiverem caindo. Costuma ter efeito retardado, quando o contaminado já mergulha em direção ao chão.

Praga do Fim do Mundo

Costumam atingir pessoas idosas, e os sintomas são perfeitamente conhecidos, quando elas exclamam “mas onde é que vamos parar?”, “No meu tempo…” entre outras.

Praga da Burrice

Nenhuma vacina, nenhum medicamento. Algumas pessoas  nascem com elas, outras vão adquirindo ao longo da vida, paralelamente com sintomas de pragas descritas acima. Gosta muito de governantes.

Praga do Aquário Pequeno

É onde nadam os sabichões que pensam estar mergulhados em oceanários gigantes.

Não entendi

O espanto pela visita da Rainha do Tráfico Luciana Barbosa e integrante do Comando Vermelho ao  Ministério da Justiça. Também não entendi porque o presidente Lula foi cobrado pelo que vocês chamam de escândalo. 

É um fato absolutamente normal neste país abençoado. É mero exercício de relações públicas, ora.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »