As duplas

18 jun • Sem categoriaNenhum comentário em As duplas

O governador gaúcho, José Ivo Sartori, inaugurou um viaduto em Santa Cruz do Sul que foi batizado de Fritz e Frida. Adivinhem qual a etnia preponderante nessa bela cidade. Aliás, existe uma indústria de alimentos chamada Fritz e Frida. Nos anos 1960, a Brigada Militar criou o policiamento em duplas, copiando a PM carioca com o Cosme e Damião.

A dupla gaúcha foi batizada de PP, ou Pedro e Paulo. Provavelmente, porque nos primórdios tínhamos o nome de Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. O Paulo entrou de contrabando. Por sinal, ainda temos muito de Província. Não nas coisas bucólicas, mas no sentido de pensamento atrasado.

O nosso conhecido bairrismo fez com que folgados da imprensa criassem o Bepe e Bepone para a região da colonização italiana. Hans und Fritz  para a região de colonização alemã. Para a Fronteira Oeste, foram várias sugestões, tipo Macanudo e Cuiudo, mas não vi nem como piada. Imagina botar isso no jornal naqueles tempos que a mãe da gente lavava nossa boca com sabão por ter falado “merda”. Escrito, levava ao inferno direto.

Os alegres rapazes da banda entraram no jogo, batizaram informalmente a sua dupla preferida. Lembro que, já nos anos 1970, um gaiato criou Lulu e Frufru, mas era outro contrabando. Havia uma música em que Frufru era personagem feminina.

Seu Libório tinha três vizinhas/Manon, Margot e Fru-fru/Saem todas as tardinhas/Carregando seu Lulu. Assista aqui.

Agora vejam só como são as coisas. Quando digitei a palavra Lulu sabem o que o corretor lascou? Ele mesmo. Aquele que está vendo o sol nascer quadrado em Curitiba.

 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »