Adeus, Ano Novo

30 dez • NotasNenhum comentário em Adeus, Ano Novo

À medida que vamos envelhecendo, os anos novos se parecem com os velhos. Para quem acredita em milagres, e que bom para eles, tudo de bom não só pode como vai acontecer nos próximos 365 dias.

Perdoem-me a crueza. Mas jornalistas veteranos sabem que o que vem pela frente pode não ser bom e talvez pior que o ano que finda.

https://promo.banrisul.com.br/bdg/link/2022.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=campanha_final_ano&utm_content=escala_600x90px

Dar de cara com as injustiças de cada dia, ver a brutalidade das guerras, dos conflitos em que soldados são buchas de canhão envolvidos em papel celofane onde está escrito “patriotismo”, as doenças, a miséria, a dor. Desculpem, mas essa é a rotina.

O mundo seria bem melhor se as guerras fossem travadas só entre generais. Melhor ainda, com batalhas simuladas como em jogos eletrônicos.

https://cnabrasil.org.br/senar

Porém – e sempre tem um – no fundo, eu e outros cínicos, que décadas de jornalismo formaram, sempre temos a secreta esperança que, desta vez, a Humanidade poderá não ser tão ruim como das vezes anteriores. Sim, é tão difícil acertar na Mega da Virada jogando apenas cinco dezenas e não as seis regulamentares.

Teremos doenças antigas voltando e novas se revelando, teremos remédios antigos para novos males e remédios novos para doenças novas. Neste aspecto, registro minha admiração para a ciência médica, que nos assombra com novidades e técnicas que há dois ou três anos seriam considerados possíveis só em 20, 30 ou mais anos.

O mal maior está na cabeça das pessoas. Temos no bom o germe do ruim. É a velha dialética, não se escapa dela. 

Em que engenharia cósmica nossa cabeça foi criada é um mistério que nem mesmo Ele explica. Desde os tempos em que a Humanidade vivia em cavernas, basicamente só mudaram as ferramentas.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »