A serviço da paixão

24 abr • A Vida como ela foiNenhum comentário em A serviço da paixão

Quando se era quase mais pobre que um rato de igreja e sendo bancário de balcão, a vida de Porto Alegre do início dos anos 1960 exigia alguma ginástica para agradar as papilas gustativas. Nem sempre elas aplaudiam.

Mas era o que a casa oferecia, e os magros proventos que eu recebia tinham que caber no prato. Meus pais moravam no interior, mas depois dos 18 anos não se pedia verba extra a eles.

A primeira opção era um humilde pão com um minipotinho de manteiga, acrescido de outro com patê, mais uma meia taça de café vendido no Café – não se dizia cafeteria, era Café – na rua Uruguai, onde hoje é o Periquito da Sorte. Já a enorme empada de galinha do Big Ben, esquina da Marechal Floriano com Otávio Rocha era dos deuses. Quentinha, crocante, se desse para comprar duas seria refeição.

O sanduíche Farroupilha era outro que nunca enjoei. Até hoje o acho supimpa.

Nas bancas do abrigo dos bondes, comia-se o Mata Fome, um tijolo marrom feito de doces e bolos sobrados. Com uma batida de abacate, dava para dormir sem fome, o pior tormento que existe.

O pagamento do Banco (da Província) saía dia 28, e neste dia dava para comer o bauru de três camadas de pão crocante com pernil e queijo derretido no Centro Esportivo, na Benjamin Constant perto da Cristóvão Colombo. Eu o classifico como um dos 5 mais saborosos do mundo. Pena que a casa sumiu na voragem do tempo.

À medida que o pila subia, as opções também. Era dia de comer PF no Matheus ou na Praiana, ambos na Andradas. Cachorro quente era o do Rosário. Cacetinho, salsicha e molgi caseiro e deu, sem aquele nix de barbaridades acessórias.

Na noite do dia 28, eu saía a serviço da paixão visitando nos cabarés “as primas”, como eram chamadas. Mas essa já é outra história.

https://www.brde.com.br/

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »