A picada dos Winter

28 ago • A Vida como ela foiNenhum comentário em A picada dos Winter

Fernando-Albrecht-fala-sobre-residência-dos-Winter-em-seu-blog-para-face Em obra repleta de imagens, o historiador Felipe Kuhn Braun escreve sobre Bom Princípio, no Vale do Caí, destacando a vida do primeiro morador, Guilherme Winter. Braun descreve detalhadamente a história das casas comerciais e das famílias da região, as noivas de preto, entre tantas outras preciosidades históricas.

    O autor também aborda as perseguições que os moradores sofreram durante a II Guerra Mundial, algo tangenciado pela maioria dos historiadores. O que Braun escreve é a mais pura verdade. Chefes de família eram presos pelo simples fato de terem em casa um rádio fabricado na Alemanha. Não podiam falar em alemão, quando nem mesmo sabiam falar o português.

   Tenho bons motivos para recomendar a obra. Minha mãe era Selbach e nasceu em Bom Princípio. Há o distrito de Santa Teresinha, onde fica a casa do meu tio Arno e, antes dele, do meu bisavô. Sábado, dia 5, haverá comemoração reunindo descendentes de moradores de toda a região que lutaram em guerras e conflitos de toda ordem, iniciando pela Revolução Farroupilha de 1835 até as guerras mundiais.

  Representarei meu pai na festa. Francisco José Albrecht (Franz Josef), que lutou em um caça-minas da Marinha Imperial Alemã na I Guerra Mundial (1814-1818), inclusive sendo condecorado com a Cruz de Ferro.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »