Rei morto, rei posto

16 jun • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Rei morto, rei posto

O deus dólar está perto do fim, dizem analistas da agência Reuters. Em todo o mundo a verdinha esta perdendo valor, e disso nós brasileiros entendemos muito bem. Com uma economia, o Rio Real não passa de um arroio deitado esplendidamente em seu leito. Mas o dólar? Moeda forte só existe com economia forte.

VIVA O REI

A China estaria por trás dessa armação e disso não duvido. A questão é quebrar os EUA primeiro, e os camaradas chineses estão ofertando títulos chineses para todo mundo. E com sucesso, diga-se. Tem uma bombinha relógio por baixo do pano: a China é o país com mais títulos do Tesouro americano no mundo. Vai jogá-los todos ou a prestação no mercado, eis a questão.
MK-0030-20 - Banners Parceria - 600x90 (1)

TORRA TORRA TORRA

Ganhar mas não levar é uma possibilidade. Torrar os famosos treasures também significa torrar parte das reservas cambiais, sem falar que uma ação dessas significaria pagar para vender, por que quem vai querê-los? Uma coisa é certa: um dia eles chegam lá. Seria a glória do comunismo. Comunismo capitalista, mas mesmo assim, comunismo.

E NO TÚMULO…

…do camarada Mao, haveria dois movimentos. Um deles seriam as voltinhas clássicas de desaprovação, o outro seriam as mesmas voltinhas de alegria. Posso até ver a cena, Mao gargalhando dizendo “mamãe, olha, sem as mãos”!

A GLÓRIA

É ser fulminado em um primeiro momento e lucrar em um segundo graças ao bichinho.

A GRANDE VERDADE

É que os governantes estão só reagindo. Sem saída, não agem. Isso acontece quando tem especialista demais dando palpite vestido com o jaleco onde se lê eu sei tudo, vai por mim, chefia.

Já escrevi que Tancredo Neves estaria vivo se, em vez de luminares da medicina ao seu redor, tivesse sido atendido pelo SUS.

A SALVAÇÃO

Será alguma vacina eficaz e, no aguardo dela, um remédio milagroso com um mínimo de efeitos colaterais. O tamiflu do corona. E rápido.

EU TIVE UM SONHO

Assim como os fabricantes de álcool gel e de máscaras têm seu grande momento, os fabricantes de ampolas terão o seu quando a vacina chegar. Vocês já imaginaram fabricar dois ou três bilhões delas num prazo curto para atender à demanda?

EU TIVE UM PESADELO

Imaginem a logística para enviar as ampolas sem nada dentro para a turma que as preenche. Se eu entrasse no ramo, como parece que alguns já entraram, quebraria só com o custo do frete.

PENSAMENTO DO DIAS

Tudo na vida é câmbio e frete.

QUAL A NOVIDADE?

Já sabemos de cor e salteado que o pós-pandemia não vai ser bolinho, que a e economia vai patinar, que vai ter desemprego, que pode vir uma segunda, terceira ou quarta ondas, que vai mudar a cultura do povo, alguns serão mais e outros menos religiosos, que vai ter quebradeira e coisa e tal. Agora contem uma que a gente não saiba.

BAIÃO DE DOIS

O melhor do pós- pandemia é que não precisarmos mais ler ou ouvir a ideia fixa Brasil 2020: ora é Bolsonaro, ora é o vírus quando não os dois juntos.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »