País dos advogados

20 dez • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em País dos advogados

Saiu no Espaço Vital do colega Marco Antônio Birnfeld: o Brasil tem 210,8 milhões de habitantes e 1,1 milhão de advogados inscritos na OAB, o que um para cada 190 cidadãos.

JORNALISMO ROMÂNTICO

Nas Faculdades de Jornalismo acontece algo parecido. A cada ano, despejam-se milhares de profissionais no Rio Grande do Sul para um mercado que não consegue absorver nem 10% e olhe lá. E, mesmo assim, com salários aviltantes. Jornalismo ainda é encarado como algo romântico, um paladino da verdade e da justiça.

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

Agora imagina a desilusão de um recém-formado quando o destacam para fazer o rodízio dos signos do horóscopo ou algo semelhante. É o mesmo que fazer Medicina para colar band aid em machucado.

QUERIDA, NÃO DEU

A vã ilusão é jornalista achar que será um correspondente internacional ou uma revelação como repórter ganhando um salário fabuloso. Como no futebol, só em torno de 3% dos jogadores profissionais ganham um salário de razoável para cima. No jornalismo, nem 1% chega lá.

AI, COMO EU SOU BONZINHO!

Chega o final do ano e pessoas físicas e jurídicas anunciam aos quatro ventos que fizeram doações natalinas para esta ou aquela entidade. A benemerência de verdade é anônima. O resto é autopromoção.

TÁ TUDO DOMINADO

Dei uma recorrida no rádio do carro bem a tempo de ouvir a primeira frase de uma música de banda: “Não vejo nada que não tenha desabado”. Perfeita.

MAKTUB

Deu na Zero Hora: Homem curado de câncer terminal em tratamento inédito morre em acidente. Maktub (estava escrito, em árabe).

DIREÇÃO FEMININA

Se mulher dirige melhor que o homem é assunto controverso. Elas se envolvem menos em acidentes, isso sim. Mas em matéria de cortesia no trânsito o papo é outro. Em 30 anos morando no mesmo prédio, nunca vi carro dirigido por mulher brecar e fazer sinal para que eu pudesse sair da garagem. Nunca.

PENSAMENTO DO DIAS

Band aid se divide em dois tipos: os que não grudam e os que não saem.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »