Os gafanhotos de 1947

5 fev • A Vida como ela foi1 comentário em Os gafanhotos de 1947

Nascida em 1924 e voando desde 1941, a uruguaia Mirta Vanni mereceu extensa reportagem da revista Aviação Agrícola. Entre outras proezas, por ser a primeira mulher a pilotar aviões agrícolas no mundo, em 1947. A folhas tantas, ela relata como combateu a terrível praga de gafanhotos que assolou o Sul da América em 1946 e 1947. Não existiam, na época, estudos sobre as correntes de jatos (jet streams), que se deslocam no sentido leste-oeste em velocidades de até 300 Km/h, correntes de grande altitude em que os jatos comerciais pegam carona, para economizar combustível. Provavelmente, os gafanhotos africanos pegaram essas correntes e aterrissaram por aqui.

Pois eu vi a praga com meus olhos, apesar de ter apenas de três para quatro anos. Curioso como funciona a memória, eterniza algumas imagens e deleta outras. Vejo a cena como se fosse ontem, eu e meus primos correndo pelos potreiros de São Vendelino agitando panos vermelhos que, em tese, os espantariam. Não mesmo. Lembro como os colonos da região choravam ao ver suas safras perdidas. Eles comem tudo, qualquer vegetal. Não sobra nada.

Passam-se os anos e, em meados da década de 1970, eles voltaram a atacar no Rio Grande do Sul, mas em proporção menor. Eu estava no interior do Alegrete quando as nuvens chegaram. Felizmente para a região, os estragos foram mínimos. Foi então que surgiu a teoria das correntes de jatos que trouxeram a praga alada.

Estes insetos põem os ovos na terra e estes eclodem na primavera. Como essa estação foi muito chuvosa naquele ano, afogou os filhinhos da mãe. Aliás, foi uma das pragas que se abateu no Egito de Ramsés. O fato é que as imagens ficaram na minha retina. E a piloto Mirta Vanni, imagina, estava nos céus uruguaios combatendo quimicamente os predadores.

One Response to Os gafanhotos de 1947

  1. Eduardo Cordeiro de Araujo disse:

    Interessante comentário, que relembra uma coincidência: no mesmo ano de 1947 nascia a Aviação Agrícola brasileira, pelas mãos do Eng.Agr. Leoncio Fontelles e do piloto Clóvis Candiota. A bordo de um avião do Aeroclube de Pelotas, combateram a mesma nuvem de gafanhotos, que também se abatia sobre o município de Pelotas, RS. Era o dia 19 de agosto, hoje oficialmente declarado Dia Nacional de Aviação Agrícola no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »