Os azares da fama

22 set • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Os azares da fama

 Com frequência, assistimos a filmes e documentários em que artistas famosos se queixam do assédio dos fãs e dos paparazzi, notadamente nos Estados Unidos. Estou convicto que alguns desistem de continuar carreiras por este motivo, embora estejam no auge. Suas vidas privadas são despedaçadas, famílias entram em colapso, filhos não podem ir às escolas e, não raro, tornam-se drogados e/ou alcoolistas.

O PÚBLICO NA PRIVADA

A mídia se revela com um ser do mal, tudo a pretexto dos alvos serem “pessoas públicas”. A televisão usa e abusa desse clichê, uma espécie de remorso oculto por patifarias. A imprensa também arranha esse limite. Nem falo dos tabloides ingleses, marrom de nascença. Se o neto de uma pessoa famosa faz algum mal, a primeira frase de matéria é “neto de pessoa tal foi preso.”

Por isso nunca gostei dessa história de repórter gravar com câmera ou gravador escondido. Jornalista não é polícia, mas insiste em sê-lo. Se for o caso, entreguem o material aos tiras, ora bolas.

PENAS AO VENTO

Nestes 52 anos de jornalismo, cansei de ver pessoas e famílias destruídas por algo que não fizeram. Agora, é a tal história, bota a pasta de dente de volta ao tubo. Tudo é bonito quando é no dos outros. Mesmo que de forma inconsciente, também devo ter cometido  o mesmo pecado. O papel não perdoa. Mas nunca pautei a desgraça, pauteiro que fui..

A HERANÇA DE WILLIAM PENN

O assunto me fez lembrar o caso do fundador e primeiro governador da Pensilvânia, EUA, William Penn. Seu saber jurídico era tão notável que leis que ele criou foram a base da Constituição dos Estados Unidos. Em vez de fama perpétua, batizaram com seu nome uma espinheira predadora – destrói todas as plantas ao seu redor.

https://www.banrisul.com.br/pix?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=pix&utm_content=centro_600x90px

GAROTA PROCURA

Com mais de três milhões de usuários no Brasil, a plataforma de relacionamento  MeuPatrocínio teve aumento de 80% durante a pandemia. São mulheres jovens procurando homens maduros (ou não) em busca do dindim em troca de vocês sabem o quê. Na direção contrária, a situação se inverte. Não é programa, é no longo prazo, supostamente. Mais de 500 mil são universitárias.

O CASE AMAZONAS

Elas se chamam sugar baby e eles sugar dady. Agora a parte mais interessante. O estado que mais procura sugar dady é o Amazonas e o que mais procura mulheres é o Distrito Federal. O que parece ser lógico. Mas mulheres amazonenses procurando homens, bom, aí já se abre um leque de possíveis causas.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »