O ventilador do seu Ernesto

4 jul • A Vida como ela foiNenhum comentário em O ventilador do seu Ernesto

O austríaco Ernesto Moser comandou o restaurante Dona Maria por décadas. Veio para o Brasil vindo de Montevideo, depois que o circo onde trabalhava faliu e ele ficou sem eira nem beira. A Dona Maria era viva e Moser casou-se com a filha dela.

Seu Ernesto sempre dizia que tinha três nacionalidades: austríaco de nascença, brasileiro por naturalização, e alemão fiadaputa quando algum cliente mal-humorado achava cara a louça – “louça” era a despesa feita em bar ou restaurante.

Tinha suas implicâncias. Uma delas era com os ventiladores de teto da sua casa. Certa tarde de um calor dos diabos, sentei com ele e o ventilador bem em cima da nossa mesa estava desligado. Ele olhou para mim, apontou o ventilador com o lápis que sempre guardava na orelha e falou.

– Esquenta o chope e esfria a comida.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »