O epicentro do sabor

12 jul • A Vida como ela foiNenhum comentário em O epicentro do sabor

No dia do acidente de Orly, eu trabalhava como um dos produtores da A Grande Noite, um talk show de luxo em cenário idem, comandado pelo publicitário e empresário Ernani Behs. Formidável pessoa. Ia ao ar aos sábados (ao vivo) na TV Difusora de Porto Alegre, comandada por dois amigos já falecidos, Salimen Jr e Walmor Bergesch – a Ordem dos Capuchinhos tinha o controle acionário. Era líder folgada de audiência, a Globo era segundona. A emissora inaugurou um novo formato de telejornal, o Câmera 10. Sim, já fomos pioneiros em muita coisa. Infelizmente, hoje vamos no arrasto.

Na época, eu também era uma espécie de fact totum na SGB Propaganda, da qual Ernani era diretor. Mas não vim aqui para falar de negócios. O Centro de Porto Alegre – a agência ficava na rua Senhor dos Passos – formigava de gente e bons bar-chopes, bares de hotéis e restaurantes. Um pouco além da rua quedava o bar Hubertu’s, os melhores bolinhos de carne da cidade; um pouco adiante, ao lado das Lojas Renner, um pequeno bar tinha fila de espera para comer as almôndegas. Chamava-se Liliput. O vizinho do outro lado da Renner era a melhor delicatessen que conheci, o Armazém Riograndense com o slogan ”Se não encontrou aqui, não adianta mais procurar”.

Em frente ao Liliput, o café Haiti virava dia e noite. Quadra e meia adiante, uma singela lanchonete, o Big Ben, produzia as melhores (e maiores) empadas de galinha. Lembro delas até hoje, crocantes, fumegantes.  E isso em apenas duas quadras e meia, nem entrou nas casas um pouco adiante e no resto do Centro.

É para ver como era Porto Alegre naqueles anos. Foi só um aperitivo.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »