O barbeiro que sonhava

26 nov • A Vida como ela foiNenhum comentário em O barbeiro que sonhava

Anos 1980, Restaurante Dona Maria. Centro de Porto Alegre. Eleições municipais. Chega à famosa Mesa 1 um barbeiro, homem que primava pela loquacidade e capacidade descomunal para dizer tolices de autodidata cuja ficha nunca caía. Caminhava por entre as mesas distribuindo santinhos, posto que queria ser vereador da Mui Leal. Santinho, como todos sabem, era o que hoje chamamos de rede social. Twiter, por aí.

Um dia ele puxou uma cadeira e sentou perto da mesa, desfraldando oralmente seus projetos se eleito fosse, e disso ele não tinha dúvida nenhuma. Barbada, disse, serei eleito só distribuindo santinho, temeridade que fez o doutor Fernando Jorge Schneider revirar os olhos e Benito Berutti se engasgar quando a cerveja que começava a descer sua garganta.

– Mandei fazer 50 mil. Distribuo santinho para os fregueses da barbearia, para bares, cafés, para o povo da Rua da Praia, todos. Não tem erro. Vocês estão vendo um futuro vereador de Porto Alegre – empolgava-se.

Desta vez foi o Carlos Coelho que, por um triz, não deu uma bengalada nas pernas do candidato, tão perto que estava dele. Por alguns dias o pobre homem ficou dando voltinhas nas mesas do Dona Maria como se mariposa em volta da lâmpada fosse. Uma alma misericordiosa ainda tentou lhe dizer que não era bem assim que as coisas funcionavam, mas o sujeito apenas abanou a mão como se o enxotando. Imagina, saber mais que eu de eleição…

Findo o pleito, as urnas revelaram que o pobre senhor só tinha feito UM VOTO. Eu disse UM. Como ele usava aliança, imagino que nem a perpétua suportava suas arengas de “já ganhei”. Na dúvida, nem seu voto deu.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »