Manchete da manchete

20 ago • A Vida como ela foiNenhum comentário em Manchete da manchete

mancheteA Revista Manchete, da Editora Bloch, rivalizava em tiragem com a Revista O Cruzeiro, que rodava um milhão de exemplares. O Cruzeiro morreu antes, com o esfacelamento do Diário e Emissoras Associados, a Globo da época. A edição comemorava a vitória dos militares em abril de 1964. Na capa, o ex-governador e deputado Carlos Lacerda, uma das línguas mais ferinas do Brasil. Primeiro apoio, depois rejeito o Movimento. Ele queria que os militares saneassem o país então adernado e o devolvessem aos civis. Adivinhem quem seria ou queria ser o candidato à Presidente da República? A Manchete ganhou muito dinheiro com matérias hoje chamadas de conteúdo editorial.

Lacerda foi um caso raro de legislador e chefe de executivo bem-sucedido. Nos discursos que fazia na Câmara dos Deputados, mirava desafetos com suas frases desconcertantes. A maioria é conhecida. Certa vez, ele vituperou contra um adversário com seu estilo cáustico. O alvo pediu um aparte.

– O que vossa excelência fala entra no meu ouvido e sai no outro.

A resposta levou décimos de segundo.

– Impossível. O som não se propaga no vácuo!

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »