Inédita

25 dez • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Inédita

equipe-hsj-santa-casa-foto-carol-fornasier

HOSPITAL São José da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou, em novembro, a primeira cirurgia de aneurisma em paciente acordado (awake surgery for aneurysm) no Rio Grande do Sul. A paciente de 42 anos, que sofria com fortes dores de cabeça, foi diagnosticada há um ano com aneurisma cerebral, situação que ocorre quando há dilatação anormal de uma artéria que irriga o cérebro. A cirurgia, que foi realizada integralmente através do Sistema Único de Saúde, eliminou o risco de hemorragia cerebral, situação potencialmente fatal. Após dois dias da cirurgia, a paciente operada teve alta, podendo retomar a sua vida em condições plenas.

Responsável pelo fato inédito, o neurocirurgião Marcelo Paglioli Ferreira explica que a dificuldade deste tipo de cirurgia é o risco de ruptura trans-operatória: “A dissecção de pequenos vasos cerebrais, muito delicados e que podem romper com o movimento involuntário do paciente acordado representa um grande desafio. Somente equipes neurocirúrgicas altamente treinadas conseguem realizar este tipo de procedimento”.


centro-cirurgic-hsj

Outro desafio diz respeito à monitorização anestésica do paciente, que deve ser feita por médico anestesista especializado em neuroanestesia para manter o paciente dormindo durante a craniotomia (abertura do crânio) e acordado no momento da clipagem do aneurisma cerebral. Esta técnica cirúrgica altamente sofisticada foi trazida a Porto Alegre no ano passado pelo neurocirurgião americano Saleem Abdulrauf, durante o Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, presidido por Dr. Marcelo Paglioli Ferreira.

Importante ressaltar que a técnica de cirurgia com paciente acordado para tumores cerebrais é realizada tanto na Santa Casa quanto em outros hospitais há vários anos. A novidade diz respeito ao tratamento de aneurisma cerebral.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »