Em plena campanha

9 dez • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Em plena campanha

O ex-candidato a presidente petista Fernando Haddad cumpre hoje um périplo pelas redações de jornais de Porto Alegre. Vocês não têm ideia do entusiasmo com que a notícia foi recebida pelos jornalistas. Foi um óóóh coletivo. Vai ter pedido de selfie e, não duvido, até de autógrafos. Sem surpresa. Até as antigas máquinas de escrever sabem que, nas redações dos jornais, rádios e TV da Capital, predominam os petistas disparado. Não petistas são minoria. E sempre olhados de soslaio pelos outros.

Certamente, a visita de Haddad tem a ver com uma estratégia nacional do PT para alavancar as candidaturas para prefeitos e vereadores da sigla. Na verdade, a estrela vermelha está com dificuldade grande para em achar um candidato bom de voto ou até mesmo achar um candidato. Caso de São Paulo e de Porto Alegre.

SOLDADA DO PARTIDO

Na capital paulista, o próprio Lula reconheceu que o partido não tem nome forte para disputar a prefeitura, tanto que, em entrevista à Folha de S. Paulo, cogitou pedir que Marta Suplicy volte ao PT, de onde saiu brigada, para ser a soldada do partido. Em Porto Alegre, a mesma coisa. De prontidão, apenas a Santíssima Trindade, Olívio Dutra, Tarso Genro e Raul Pont, que estão na pedra desde os anos 1980. A saída deverá ser abrir mão da cabeça de chapa, oferecida para a deputada Manoela D’Ávila, do PCdoB.

Em recente pesquisa encomendada pela esquerda, Manoela teria 17% das intenções de votos, que parece muito bom para uma largada, mas não para uma chegada. Como serão dúzias de candidatos, ela até pode ter chance de ir para um segundo turno – se os votos forem pulverizados. O problema é que ela também tem alta rejeição. Talvez só a deputada Maria do Rosário a ultrapasse nesse quesito. Se o PT não se acertar com outros partidos, talvez possa ser ela a soldada do partido.

BEM-ME-QUER, MAL-ME-QUER…

Nelson Marchezan Jr teria chance de se reeleger? Bem, ele tocou obras e projetos importantes, como a Orla do Guaíba, encheu a cidade de ciclovias, mas se perdeu completamente no varejo. A cidade está cheia de buracos, suja, mal-vestida, digamos. Tudo sobre a China, nada sobre a esquina, em resumo. Por isso, tem alta rejeição, em torno de 40%, que será agravada com os novos valores do IPTU.

EU NÃO MEREÇO

Outra da série Que Mal Fiz Eu Aos Deuses de um professor. Mensagem de voz de aluna querendo saber alguma coisa das notas:

– Profe, estou aqui com meu quarteto: eu, a Renata e o Rodrigo.

De repente, ela quis dizer que estava no seu quadrado. Ou estava grávida.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »