E os meus 200

23 nov • ArtigosNenhum comentário em E os meus 200

    Você acha quem tem mesmo chance de ganhar a Mega Sena acumulada em R$ 200 milhões que vai correr nesta quarta? Leia o que o meu amigo Davi Castiel Menda (Projetos Numéricos) pensa sobre isso. Ele é do ramo.

A mega sena e eu! 

Davi Castiel Menda

Na condição de matemático, me perguntam a toda hora (principalmente agora com essas acumuladas bissextas e que fazem todo mundo sonhar alto, gerando verdadeiras “Megas da Virada” antecipadas em quase dois meses), qual o motivo de acumular tanto.

Vou me ater a uma informação que considero fundamental e que todos que apostam deveriam saber. Saiba que suas chances de acertar são muito, mas muito difíceis mesmo. É apenas uma chance em 50.063.860.

Independentemente da quantidade de volantes apostados num concurso, quando é sorteada a primeira dezena, 90% dos cartões já está fora de disputa. Sobraram só 10%.

Sorteio da 2ª dezena – Desta vez caem fora 91,5% dos que ainda estão concorrendo – sobram exatos 0,85%. Ou seja, em duas bolinhas sorteadas, menos de 1% está de pé.

Sorteio da 3ª. dezena – Agora são eliminados 93,1% – sobram 0,058%.

Sorteio da 4ª. dezena – Aumenta o número de eliminados – 94,7%. Sabem quantos ainda concorrem? Só 0,0031%. Vamos aqui inserir um novo dado: admitindo que tenha sido apostado um total de 50 milhões de volantes (que corresponde a praticamente todas as combinações possíveis), estariam no “páreo” ainda (ou só) 1.550 esperançosos apostadores.

Mas vem o sorteio da 5ª. dezena e desta vez a degola atinge 96,4%. Quantos sobram? Apenas 0,000112%. Usando nosso dado anterior, os 1.550 apostadores transformam-se em 56 que ainda concorrem a “bolada” principal.

Última e 6ª. bolinha – “Chuleada” total – Agora é terrível, caem 98,2% das cartelas! E o que a aritmética nos aponta: sobraria  exatamente uma cartela! Mas, isto admitindo que todas os 50 milhões de volantes apostados sejam diferentes uns dos outros, o que na realidade não acontece. Há muitos volantes repetidos, principalmente aqueles que envolvem dezenas abaixo de 31 (em função de datas de aniversário). O índice de repetições é alto. Chega a 30% dos volantes.

Poderia continuar com esta explicação e encher mais algumas páginas, mas meu tempo é curto, pois tenho que estudar a próxima Mega Sena, que vai pagar 200 milhões. Este valor, se eu (ou meus parceiros de bolão) ganhar, vai me desafogar um pouco… Aliás, já imaginaram se acumula de novo, agrega o montante do final 5, e teremos 300 milhões na seguinte. Haverá ainda apostadores com dinheiro suficiente para investir?

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »