Da Guarda Municipal à Guarda Noturna

3 nov • A Vida como ela foiNenhum comentário em Da Guarda Municipal à Guarda Noturna

 A Guarda Municipal de Porto Alegre, a mais antiga do país, completa hoje 125 anos. A corporação data de 1892. Na foto, um dia de desfile com traje de gala. Ela inspirou a criação da Guarda Civil, da Polícia Civil, extinta nos anos 1960. Originalmente, foi criada para guardar os feitos municipais, atuação que hoje foi ampliimg168ada para ajudar a segurança pública. Dela nasceu a Guarda Civil, da Polícia Civil.

 O policiamento ostensivo e de trânsito até 1965 eram feitos pelos guardas civis, cujo uniforme era bem parecido com o da municipal. Havia ainda um serviço independente, a Guarda Noturna, em que era preciso assinar o serviço, autenticada por um distintos na porta das residências. Varavam a madrugada apitando para alertar os lalaus e avisar os colegas. Quando as famílias viajavam, o dono avisava o GN, que redobrava a atenção para o imóvel. Que tempos esses, hein? Confiança total.

 Voltando à Guarda Municipal: estes agentes tinham o apelido de “rato branco”. Uma bela música dos anos 1930, “Alto da Bronze”, de Paulo Coelho, cita o apelido (Alto da bronze/Cabeça quebrada/Praça querida/Sempre lembrada a praça onze da molecada/Praça sem banco/Do rato branco e do futebol). Refere-se à praça da rua Duque de Caxias. Morei em prédio ao lado quando solteiro. Foi um dos períodos mais felizes da minha vida.

 Vale a pena escutar a música, que de lambuja mostra fotos antigas de Porto Alegre: https://www.youtube.com/watch?v=YE3QzfQ3Jz4

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »