Chinês elétrico

2 out • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Chinês elétrico

Testei o carro totalmente elétrico da chinesa JAC Motors. Com autonomia de 300 Km, o sedã tem lá seus atrativos. Silencioso, acelera bem até os 60 Km/h, mas dali para a frente já é outra história. É um carro para a cidade. O torque (força) é de 27,5nm. É baixo em relação a carros mais potentes, com torque bem acima dos 30nm, mas não é essa a proposta. A direção elétrica é muito boa, macia na manobra e progressivamente dura na medida do aumento da velocidade.

O espaço destinado ao motor em carros comuns abriga o conversos de torque e o conversor de tensão

O espaço destinado ao motor em carros comuns abriga o conversos de torque e o conversor de tensão

Para recarregar a bateria – na realidade, 48 módulos que podem ser substituídos um a um – você liga na tomada da sua garagem e espera mais de 8 horas; no modo turbo, em postos e revenda, 50 minutos. Por enquanto, só cinco postos de combustíveis de Porto Alegre dispõem dessa tomada especial – por lei, eles não podem vender energia. Mas não deve durar muito para darem um jeito.

O freio poderia ser mais em cima. É agradável de dirigir no trânsito complicado da cidade, aperta e vai. O preço é Litoral Norte: salgado, R$ 153 mil por enquanto. Mas sem motor a gasolina, com os anos, ele se paga.

Não é um carro para viagens, a proposta é para o segundo carro da família rodar na cidade. Minha preocupação era a sustentabilidade, mas pensaram em tudo. A bateria dura 15 anos, mais cinco para energia fotovoltaica em seu sitio ou casa e, no final, tiram a parte química e a carcaça serve como matéria-prima para pavimentar ruas e rodovias.

EM DUBLIN É ASSIM

dublin carro

Fotos: Gilberto Jasper 

Olhem só como os irlandeses tratam os motoristas que estacionam em local proibido. Tranca na roda, multa no parabrisa, notificação no vidro lateral. Sem moleza.

EM COMPENSAÇÃO…

dublinj lavador de calçadas

Na mesma cidade as ruas são limpas com essa belezoca. Faz o trabalho de muita gente. Não dá nem para fundar um sindicato.

TOP LAMACHIA

A Lamachia Advogados Associados, que em 2020 chega a 130 anos de tradição no direito, obteve o prêmio Top Ser Humano, que premia as organizações que tenham as melhores práticas de gestão de pessoas do Rio Grande do Sul. É o único escritório de advocacia agraciado nesta edição. A distinção confirma a excelência da equipe de advogados da banca.

INFLUENCIE AMIGOS

Já ouviu falar em Dale Carnegie? Hoje, é referência mundial em treinamento profissional e desenvolvimento de soluções, mas nas décadas de 1940 e 1950 ficou famoso em todo mundo por causa de um livro: “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. Teve dezenas de milhões de leitores e praticantes. Li-o quando criança. Se não foi precursor, foi um dos pioneiros dos programas de autoajuda.

ESCOLAS

Quem pode se gabar disso são as chamadas seitas evangélicas. São uma tremenda escola de autoajuda. O Deus deles não fica brabo quando você ganha dinheiro, ao contrário. E nem é mal-humorado como o Deus católico. Digamos que ele seja do bem, porque não te manda pro inferno por qualquer coisa.

INFERNO

Quando eu era criança, bastava olhar para os seios ou pernas de uma mulher para ir para o fundo do inferno. Só de sexo solitário deve ter uns dois mil infernos. O resto, o padre perdoou no confessionário, os que confessei. Um dia, enchi de ir para a mansão do Belzebu, o Tinhoso, O TINHOSOzebu. Hoje, a Santa Madre diz que o inferno é um “estado de espírito”, nada de foguinho e espetadas de ferro em brasa. Eu perdi um bocado de pecados prazerosos só por causa dessa besteira. Vou entrar com ação por perdas e danos.

CÍNICO?

Desconfio que esses meses coloridos todos – outubro é o de câncer de mama – tem duas abordagens. Uma é sincera, a da prevenção; a outra, quando empresas iluminam suas fachadas, é para obter o good will do universo consumista. Quem não é visto não é lembrado. Se sou cínico? É a única forma de manter a sanidade mental.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »