A Virgem do Mundo Real

18 out • A Vida como ela foiNenhum comentário em A Virgem do Mundo Real

– O que será que os pobres estão fazendo agora?

O café expresso estava quase molhando meu lábio superior quando o cérebro começou a processar a pergunta feita em tom casual pela executiva de marketing, sentada à minha frente numa mesa do Press Café do Moinhos. Ela já tinha me vendido um peixe razoável, uma informação que queria ver publicada no site. Estávamos nas amenidades, então ela me veio com essa. Olhei em volta para ver se havia algum sinal exterior de pobreza, mas não vi nenhum.

Alta, esguia, bonita de uma forma exótica, cabelo preto bem puxado em direção ao rabo-de-cavalo, nenhum fio solto, nenhum nanograma a mais naquele corpo que nasceu nobre e fadado ao sucesso. Brincos bonitos e caros, maquiagem impecável. Uma das longas pernas cruzadas para o lado da mesa permitia ver um sapato diferenciado. Jimmy Choo?

– O que será que os pobres estão fazendo agora?

Não me pareceu uma pergunta. Mas um conceito. Não havia esnobismo saliente nela. Um quê de curiosidade, como de algum urbano curioso para saber o que faziam naquele exato momento os povos Nenets, pastores do norte da Sibéria.

– O que será que os pobres estão fazendo agora?

Percebi que ela havia feito a indagação apenas uma vez, as outras duas foi gravação na parte do cérebro que processa questões fora do script. Nem mesmo tinha começado a beber meu expresso. Ribombando na minha cabeça, o eco confuso pedia uma resposta. Então olhei aqueles olhos azuis escoltados por cílios perfeitos, milimetricamente perfilados como os soldados da Guarda Real do Palácio de Buckingham. Será que alguma vez na vida ela comeu pastel de rodoviária? Não, claro que não. Ela era virgem do mundo real.

Dei dois bons goles no expresso. O café rolou por cima da  língua, parte obedeceu à lei da gravidade e caiu pelas bordas. A cafeína lubrificou meu pensamento.

– Provavelmente, estão fazendo a mesma pergunta que você sobre os ricos.

Os nenets também fazem perguntas.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »