A vida cara nossa de cada dia

29 jan • A Vida como ela foiNenhum comentário em A vida cara nossa de cada dia

Quando me  mudei para a cidade grande fiz o que a maioria dos interioranos fazia, busquei uma pensão. Tive sorte e consegui um quarto só pra mim. A comida era razoável. Em seguida, realizei o sonho de morar em república, sistema em que alguns amigos se juntam para pagar aluguel de um apartamento. Mais adiante realizei o sonho maior de morar sozinho.

Nesta condição, o furo é mais embaixo. Tem que pagar o custo sozinho. O condomínio incluía o aluguel, taxa da imobiliária, luz e água e deu. Do salário, só descontava 6% do IAPB, Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Bancários. Os segurados tinham acesso aos melhores médicos e laboratórios porque pagava 10% acima do valor da consulta. Não tinha esse  negócio de agendamento. Esses eram meus custos fixos mensais.

Analisando os  custos de hoje, o condomínio incluiria gastos com segurança, portaria, alarme e câmeras de vigilância. O INSS tiraria um monte do salário. Em caso de doença, fila em tudo. Com plano de saúde, mais uma  cacetada. Refeição é mais cara que na época. Refri, lanches e cinema custavam muito pouco. Além disso, tem celular, banda larga e outros requisitos da vida moderna.

Transportado para aquela época, eu nem poderia morar em Porto Alegre. Mas vi, vim, venci e vivo pelado.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »