A galeria

7 jul • A Vida como ela foiNenhum comentário em A galeria

 Numa dessas escapadas paralelas à minha profissão, fiz alguns projetos de comunicação empresarial na área habitacional, quando o BNH reinava de norte a sul. Um dos projetos financiados pela empresa ficava em Florianópolis. Que não bombava como hoje. Charmosa e coisa e tal, mas recém as praias paradisíacas começavam a ser descobertas. Pois, a certa altura, eu precisava da ajuda do Governo do Estado, faltavam-me dados específicos sobre determinado quadro.

 Fiquei no recém-inaugurado hotel Flops, como era chamado. A gauchada se hospedava mais no Querência, até pelo nome. Munido de algumas recomendações fui ao Palácio do Governo procurar o setor competente – o governador. Meu anfitrião foi Napoleão Xavier do Amarante, que fora ou ainda era Chefe da Casa Civil. Nunca esqueci do nome por motivos que passo a relatar.

 Enquanto esperávamos a audiência, Amarante me levou a um salão apinhado de fotos de ex-secretários de Governo e de políticos famosos. Olha, pelo menos meia centena de personagens estavam penduradas na paredes. Napoleão passou a apontar um por um, quem era, qual o maior feito, suas fraquezas e vícios, enfim, a parte de cima e a de baixo do iceberg. Fiquei impressionado como ele sabia da vida de todo mundo político-administrativa de Santa Catarina, e falei isso para ele. Ele ficou pensativo por alguns segundos, mão não queixo, olhar vago viajando em alguma máquina do tempo. Então se virou para mim.

 – Rapaz, eu tenho pelo menos 40 anos de putaria cívica!

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »