Henry Ford, o malandro

8 dez • NotasNenhum comentário em Henry Ford, o malandro

Uma das melhores histórias sobre empreendedores que já contei é do fundador da Sony, Akio Morita, que lançou o primeiro rádio portátil, o Spika, em 1956. Ele era pequeno, mas não cabia no bolso das camisas, alegavam os lojistas, ainda presos ao conceito que rádio bom era rádio grande. Morita então mandou aumentar os bolsos das camisas dos vendedores.

Henry Ford também não era mole. No final dos anos 1920 ele pediu ao fabricante do cardã (ou cardan), que transmite a força do motor ao eixo das rodas, que enviasse estas peças em caixas de madeira. O sistemista então argumentou que elas, relativamente compridas, ficariam soltas na embalagem. Não faz mal, é só botar mais madeira dentro das caixas para calçá-las, explicou Henry Ford.

Depois de algum tempo a Ford lançou a primeira picape da história. O assoalho era de madeira, sem custo nenhum para a montadora. Usava as embalagens em que eram embalados os eixos cardã.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »