O Cafofo

20 jul • A Vida como ela foiNenhum comentário em O Cafofo

 Se você olhar no dicionário, Cafofo pode significar desde local malcheiroso, casa pequena ou casa pequena e pobre, barraco. O Cafofo que me refiro se encaixa mais na última definição, mais ou menos. Voltemos um pouco no tempo. Era comum em Porto Alegre, inclusive, o que hoje chamamos de minimercados de bairro, com uma área externa com teto (podia ser cobertura vegetal de trepadeiras) isolada das calçadas por uma cerca trançada de sarrafos. Era ideal para se beber sem que caminhantes pudessem identificar os fregueses.

 Naturalmente, que isso era coisa de bairro, onde todos se conhecem. Experimente entrar em um desses sobreviventes e olhe para fora. Dá para identificar perfeitamente quem passa. Agora tente o contrário. É muito difícil ver os rostos com precisão, provavelmente, por efeitos de luz/sombra. É a engenharia do porre anônimo.

 Entre o prédio da RBS TV e a TVE, havia um cafofo, e assim era chamado por funcionários da então TV Gaúcha e da então TV Piratini. O dono conseguiu fazer um milagre de camuflagem. Como não tinha espaço externo para fazer o cercadinho e, para complicar, a entrada era larga, o dono do pedaço empilhou engradados de cerveja vazios, dispostos de tal forma que os fregueses tinham de fazer um ziguezague até o balcão e as poucas mesas.

 A lógica era a mesma do trançado de sarrafos. De dentro do bar podia-se ver algum rosto conhecido e, eventualmente, perigoso se aproximando – a própria mulher ou algum colega fofoqueiro abstêmio, por exemplo. Mas do lado de fora, mal e mal dá para ver os vultos.

 Para a sacanagem, o borracho é de uma criatividade sem par.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »