Normalistas

14 jan • A Vida como ela foiNenhum comentário em Normalistas

Esta era uma cena comum nos anos 1940 e 1950 nos ginásios do Rio Grande do Sul. Aos olhos de hoje parece algum grupo de dança ou balê, mas a Educação Artística fazia parte do currículo. A foto de 1949  mostra um grupo de alunas do Ginásio e Escola Normal São José de Montenegro.
Para quem não sabe, escola normal formava professoras à época chamada de normalistas. Tem até um samba cantado por Nelson Gonçalves sobre elas. “Minha linda normalista/Rapidamente conquista/Meu coração sofredor/ mas o pai dela é zangado/O remédio é esperar.”
As meninas faziam bordado ou corte e costura, os meninos trabalhos manuais. Nos anos 1950 podíamos optar entre trabalhos com serra e madeira ou pintura. Para ver como era a amplitude do ensino do primeiro grau na época.
Foto: Postada por Ângela Coutinho no grupo Montenegro de Ontem

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »