O carro dos sonhos
No dia 14 de julho de 1955, o Karmann Ghia foi apresentado à imprensa e concessionárias VW no Hotel Kasino, na França. O carro nasceu da união do fabricante de carrocerias alemão Wilhelm Karmann com o italiano Luigi Segre – designer do estúdio Ghia. Era estiloso pra caramba.
No Brasil, ele chegou um pouco mais tarde, no início dos anos 1960. Vinha com o mesmo motor do fusquinha, que os gaúchos chamavam de fusca, míseros 36 e depois 40 cavalinhos. Andava nada, como a maioria dos poucos carros “nacionais”. Zero a 100 em 18 a 20 segundos. Mas na época achávamos isso impressionante. Tem que considerar que os carros pequenos pesavam muito pouco, abaixo dos 1 mil quilos.
A questão era que ele era estiloso, muito bonito na verdade. Com dois lugares e espaço para um guarda-chuva no banco traseiro. Rapaz, quem tinha um tinha sucesso garantido com a mulherada. Por duas razões. Uma, pelo carro propriamente dito; segunda, porque era caro.
Um sujeito de Montenegro que tinha a mania de exagerar os nomes estrangeiros, apontava o dedo e dizia:
– Como é bonito esse Karman Gira!