A comida do céu

21 fev • A Vida como ela foiNenhum comentário em A comida do céu

 Jornalista come tanto fora e come muita comida metida a besta, mas que ou não tem gosto, ou as porções são minúsculas e, não raro, vêm frias, ou os três juntos, mesmo em casas de renome. Sem falar na mesmice, as modas que te prometem o inferno se você ousar dizer que tem tanto gosto quanto isopor. Por isso é que nós gostamos tanto de comida caseira. Não a caseira dos bufês, tirando as exceções.

 Dito isso, e tirando a comidinha da mamã de todos nós, posso dizer, sem medo de errar, que a melhor comida que comi em toda minha vida foi a da antiga oficina da Zero Hora, na rua Luiz Afonso, Cidade Baixa. A redação ficava na rua Sete de Setembro, perto dos 70’s. Nunca mais comi nada igual.

 Quando os crimes e acidentes davam um tempo, lá íamos eu, o fotógrafo e o motorista do carro do jornal pegar a boia dos linotipistas, que operavam aqueles gigantescas máquinas de escrever movidas a chumbo derretido. Se não me falha a memória, uma parte era de chão batido, justamente onde ficava a cozinha, que consistia em um fogão pequeno, poucas panelas e uma frigideira. E UM cozinheiro, o dono.

 O menu tinha poucas variações, feijão, arroz, massa, bife ou croquete, uma saladinha básica, batata, às vezes galinha, e deu pra ti anos 1960. Tudo era bom, o feijão tinha um gosto maravilhoso. O croquete, obviamente da escola Lavoisier – nada se cria nada se perde etc – era divino. O cara tinha A mão, podes crer.

 Era unanimidade, não só eu era apaixonado por aquela boia. No dia que me assegurarem que no céu terá comida assim, eu me converto, na mesma hora, e viro monge trapista ou vou à missa três vezes por dia.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »