O sacramento do voto

31 out • A Vida como ela foiNenhum comentário em O sacramento do voto

Eleição era uma coisa sagrada, bicho. Não se podia nem beber 24 horas antes e 24 horas depois do dia do voto. Algumas vezes, até 48 horas antes e depois, dependendo do histórico de violência na cidade, e isso incluía a proibição de venda em bares e restaurantes. Pois hoje você pode até voar bêbado que ninguém pode ir preso antes e depois do Dia D. E as pessoas iam de gravata escolher seus candidatos.

Desmoralizaram as eleições, meu chapa. A primeira vez que votei, tremia mais que na formatura do ginásio, hoje segundo grau, que é outra coisa que achincalharam com vídeos e gritarias. Pior, os discursos hoje são mais longos que curtametragem alemão. Curta germânico que se preze tem que durar mais que discurso do Fidel Castro quando ainda não estava com aquele abrigo da Adidas, que deve ser do tempo do Manto Sagrado vestido por Jesus.

Hoje, boa parte vota por obrigação. Deus me livre jogar voto fora em nulo ou branco. E quem não votou, tinha que dar explicação para um severo juiz. Nos dias que correm, não precisa nem explicar. Então, danou-se a solenidade. A mesma solenidade com que o biscateiro Cabeleira, um pau d’água da Montenegro dos anos 1960, explicou ao juiz L. como tinha arrumado bebida no dia que se bota voto na urna.

Cabeleira enchia tanto o saco do magistrado que, um dia, mandou colocar o nome dele no cartaz de alerta da lei seca que a Tipografia Lutz distribuía por toda a cidade. Na parte em que estava escrita a proibição de vender e consumir álcool, o juiz botou “principalmente para o indivíduo de alcunha Cabeleira”.

Pois não é que às nove da manhã o Cabeleira apareceu bêbado no Café Central bem na hora que o meritíssimo adentrava o recinto para tomar um cafezinho?

– Mas que coisa, seu! Onde é que arrumaste bebida, senhor Cabeleira?

O citado cidadão olhou-o com um ar de desprezo explícito.

– Ué! Pra mim já arrumei, doutor, o senhor se vira como eu me virei…

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »