Inimigo errado

5 jun • Caso do DiaNenhum comentário em Inimigo errado

Detalhe de mão de chef segurando um pegador de massa na parte superior de uma panela

Não passa dia sem que um alimento ou prática ligada à vida saudável tenha a reputação abalada ou regenerada. O ovo é mais emblemático. Infelizmente não recordo o nome de um médico gaúcho que, desde os primeiros apedrejamentos ao ovo, insistia era tudo balaca de suas santidades.

O Japão eliminou limites para colesterol. A gordura animal está sendo beatificada. Em breve, será santa, pelo andar da carruagem. Cá entre nós, um belo filé feito com banha de porco é um luxo. Agora vem essa do Fórum Nacional sobre a Obesidade no Reino Unido, que faz um contraponto às recomendações oficiais britânicas para uma alimentação saudável.

O manifesto, intitulado “Diretrizes para uma Alimentação Saudável e para a Perda de Peso no Reino Unido“, sugere que a insistência em orientar a população a substituir gorduras por carboidratos é a causa, e não a consequência, das elevadas taxas de diabetes tipo 2 e de obesidade.

Para os especialistas envolvidos no documento, a recomendação oficial escolheu o inimigo errado e deixou de lado questões importantes, como o consumo de alimentos processados e o abandono aos alimentos naturais.

O que torna nossos tempos uma sucessão de falsos demônios.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »