Vale quanto voa

28 nov • NotasNenhum comentário em Vale quanto voa

Quando a Varig quebrou, graças a uma mãozinha de ministros do governo Lula, os saudosos da empresa aérea diziam que só a marca valia dois bilhões de dólares. Na época, escrevi que uma empresa aérea vale uma grana boa enquanto voa, e não era mais o caso da Varig. Evidentemente não houve o mínimo interesse de outras aéreas em comprar a marca, nem mesmo por mil reais.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw00hn_promocao.aspx?secao_id=3538&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=feirão_rec_credito&utm_content=escala_600x90px

Lembrei do caso ao ler ontem que Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander são avaliados em R$ 590,6 bilhões. Valiam R$ 951,9 bilhões em 2019. Tanto faz quanto fez.

Se uma empresa aérea pode ter um valor de venda razoável enquanto voa, um banco pode ter esse valor enquanto opera e enquanto seus clientes continuarem depositando dinheiro nele. Banco sem depósito vale zero, salvo os imóveis próprios, o chamado patrimônio líquido que desaparece quando eles quebram.

https://cnabrasil.org.br/senar

Ou alguém comprou a marca do Banco Bamerindus e tantos outros que foram para o espaço?

Você, pessoa física, tem um valor de mercado, no sentido de ser disputado por empresas enquanto está empregado. Saiu só resta a despedida “Vou enfrentar novos desafios”, que é sinônimo de “estou desempregado”.
Só é bom quando os desafiou nos acham.

Um pé no céu, outro na água

Mais um empreendimento que aproxima a população de Porto Alegre do Guaíba, e desta vez é coisa de by grandalhões. O Pontal do Estaleiro, assim chamado por ter sido o Estalero Só no passado, entregou antecipadamente um parque público com pier que avança 700 metros pelo Guaíba. Tem quase três hectares, 30% da metragem total do empreendimento,  que terá torre residencial e shopping entre outras cositas más.

Imagina você com um escritório na torre indo e voltando do Centro Histórico a bordo de um veloz catamarã da CatSul, que faz o trajeto em 15 minutos, livre de congestionamento e de poluição.

Prêmio Press

Em nova edição do Prêmio Press, mais uma vez entrego o troféu, que leva meu nome, o de Melhor Colunista de Jornal para Guiherme Baumhardt, láurea que ganhei sete vezes. Matei eles no cansaço e me deram o nome do prêmio.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »