Vizinhança na Calçada contra o crime

31 maio • NotasNenhum comentário em Vizinhança na Calçada contra o crime

 Foto de João Mattos A jornalista e minha amiga Carla Santos juntou-se com alguns vizinhos para iniciar uma luta contra a criminalidade. Começaram aos poucos. Na esquina de casa, entregando panfleto com orientação de como evitar assaltos. Deram-se conta de que muitos ataques acontecem em bairros residenciais porque as ruas ficam vazias em determinados horários. Criaram o grupo Vizinhança na Calçada, que convida vizinhos a ocuparem as ruas com atividades positivas. Dali, desenvolveram o projeto Vizinhança Vigilante, onde, ao perceber alguém suspeito na área, saem apitando. Outros vizinhos juntam-se com silvos de apitos. Já conseguiram evitar uma série de ataques e o projeto foi para outros bairros como Petrópolis e alguns de Canoas. Lá de Joinvile (SC), ligaram para implantar o apitaço contra bandido. E está dando certo lá também.

Vizinhança na calçada contra o crime Foto: JOão MattosNão contente, como saíam muitas notícias negativas na região que compreende a Cidade Baixa, Centro Histórico, Azenha, Farroupilha, Santana e Menino Deus, lançaram o jornal Voz da Vizinhança, bem comunitário, mas com boa qualidade de impressão e tiragem de 10 mil exemplares. O projeto ganhou asas e, hoje, conta com a presença de pessoas de outros bairros que se reúnem para trocar ideias, colocar ações em prática, fazer um lanche coletivo e brincar com as crianças na rua. O vídeo da edição do evento realizado em maio, você confere no link: Http://ow.ly/6YBx30c8DNb

Fotos: João Mattos

Vídeo: LedTV Produtora

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »