Vítimas civis

28 ago • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Vítimas civis

Um efeito colateral danoso para o Capitão da MP que desobriga empresas de capital aberto de publicar balanços nos jornais impressos é o baque que sofrerão os jornais do Interior. E boa parte deles apoiou Bolsonaro na campanha.

OS FARDADOS

Interessante observar como alguns nomes cotados para disputar as eleições presidenciais estão tratando de se desligar da figura de Bolsonaro, como se ele causasse urticária em quem está próximo. É o caso do governador paulista, o tucano João Doria. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, tem muita água para rolar embaixo desse moinho.

REDE FURADA

Insisto no assunto. A rolagem de fake news nas plataformas sociais especialmente de vídeos no Face são repetições de imagens que rolam há anos. Como boa parte dos leitores não têm depósito de informações para formar juízo crítico, acredita que cavalo tem chifre.

REPASSEM COM DÓ

Até mesmo os comentários que os ingênuos colocam para reforçar a mensagem ou denúncia são repetitivos, tipo “repassem sem dó”. Outro selo que pensam que atesta a veracidade da informação é aduzir “a fonte é confiável”. Eles pensam que foram os primeiros a receber o material comprometedor repassado por um amigo. O amigo não é fonte, é elo de corrente.

MAMI NÃO!

Estamos inaugurando uma nova era na diplomacia mundial. Adeus luvas de pelica. Antigamente, contendores largavam um aviso prévio do tipo “não mete minha mãe no meio”. Hoje, estão metendo a mulher do desafeto no meio. E ainda há lugar para “mentiroso” e “idiota”. Temo a volta dos duelos tão comuns nos séculos passados. Só que em vez de enferrujadas e imprecisas garruchas com os duelistas caminhando 10 passos em direções opostas, para não acertar mesmo, hoje é .45 com meio passo cada um em direção oposta. É para não errar mesmo.

Marketing político

A cerimônia de entrega dos troféus do “1º Prêmio CAMP da Democracia” acontecerá dia 29/08, a partir das 17h, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). Serão distribuídos 67 troféus para 23 categorias de campanhas eleitorais, governamentais e de defesa de interesse do Marketing Político. Entre os concorrentes estão, por exemplo, as campanhas de João Doria, Fernando Haddad, Henrique Meirelles, Romeu Zema, Flávio Dino, Helder Barbalho e Alexandre Kalil.

O júri – formado por 69 profissionais, entre associados, especialistas e grandes nomes do mercado da Comunicação do Brasil – colaborou com um total de 2.023 votos julgando critérios como “Eficiência política”, “Criatividade” e “Qualidade de produção”. Já na categoria de “Contribuição para a Democracia” apenas os associados ao CAMP possuem direito a voto e escolheram o movimento RenovaBR como o ganhador desta edição.

Antes da cerimônia de premiação, haverá um painel que integra o Digitalks Expo Fórum. O debate “Um novo momento para o Marketing Político e para a Democracia Participativa” contará com a presença da diretora-executiva do RenovaBR, Irina Bullara, do professor da ESPM, Emmanuel Públio Dias, além dos estrategistas políticos Gil Castillo e Lula Guimarães.

O CAMP é apartidário, busca diálogo com todas as esferas de poder para a promoção de uma Reforma Política mais conectada com a vontade popular e com a realidade do mercado. Entre as atividades do seu 1º ano, estiveram a assinatura do termo de cooperação com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate à disseminação de notícias falsas e do manifesto da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) pela aprovação da Lei de Proteção de Dados Pessoais. Em junho do ano passado, lançou a web série chamada “Diálogos da Democracia” e, em dezembro, realizou o “1º Seminário: Estratégia, Comunicação e Democracia” em Brasília (DF).

Em 2019, o CAMP foi finalista da categoria “Associação do Ano” do Reed Awards, premiação organizada pela principal revista deste segmento, a Campaigns & Elections. Antes disso, já havia sido reconhecido por entidades internacionais como a Associação Latinoamericana de Consultores Políticos (ALACOP) e a Graduate School of Political Management (GSPM) da The George Washington University (GWU), que parabenizaram seus integrantes pelos avanços que estavam promovendo no debate por regras mais claras e justas durante o período eleitoral.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

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