Visita guiada

19 ago • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Visita guiada

No auge do poder do Império Soviético, anos 1950, os camaradas da Praça Vermelha acharam que estava na hora de abrir um pouco a Cortina de Ferro para turistas selecionados. Além da triagem minuciosa, as visitas eram guiadas e só para locais previamente determinados pelos cardeais do Kremlin. Levaram um americano que gostava de teatro ao Bolshoi.

CULPA DO ALABAMA

Entusiasmado pelo ofício e pela precaução, o guia russo levou o turista por todo o teatro, mostrando a riqueza da construção e os detalhes do extraordinário trabalho feito pelos construtores desde 1855. A alturas tantas, o americano olhou em volta e observou que não havia nenhum russo visitando o teatro, e mencionou o fato ao guia. Ele fechou a cara e disparou uma só frase.

– E vocês por acaso não enforcam negros no Alabama?

ALHOS POR BUGALHOS

É a mesma coisa quando colunista critica Bolsonaro. Na página 3 do JC, registro, como aqui, meu espanto pelas frases bobas e saias justas que o Capitão cria para ele próprio e, ao fim e ao cabo, comprando briga com Deus e todo mundo, e de graça. Aliás, eu e trocentos outros colunistas. O que vem de troco são e-mails irados de leitores, que perguntam se eu por acaso prefiro a volta de Lula e Dilma que tanto embrulharam o país. É o Alabama.

SEM QUERER QUERENDO

Sempre digo que, mais que as transformações mundiais e domésticas, espanta-me a velocidade como elas se sucedem. E acelerando. Até nisso o Capitão é parecido. Era uma bronca por semana, depois diária e ruma para várias por dia. Fico me perguntando se o presidente não está cometendo diatribes de propósito. No popular, suicídio político sem querer querendo.

BORDER LINE

Apesar de criticá-lo pelo que fala, o governo acerta no atacado, com as reformas e tudo o mais. Graças a Deus o Paulo Guedes está aí para recolocar a locomotiva nos trilhos, ele e seus auxiliares e outros ministros em postos-chave. Bolsonaro vive pisando no limite, e para mim ele vai ultrapassá-lo quando mexer no time que comanda a Economia. Neste momento, adeus tia Chica.

TEMPERATURA MÍNIMA

Quando – não é nem se – o ministro Sérgio Moro cair de banda, atirando ou não, vai ser um baque na credibilidade do governo. Recorde-se que recentes pesquisas mostram que o prestígio do Ministro da Justiça não sofreu abalos com os vazamentos das mensagens sobre a Lava-Jato. A recente fervura com a Polícia Federal mostra que não é uma guerra de improviso, é uma guerra pensada.

O BRASIL QUE FUNCIONA

MODELOS MENTAIS

O comunicador Dado Schneider e o estrategista de marcas Cassio Grinberg são os convidados da sexta edição do Seminário Caminhos para o Futuro, promovido pela Fundação CEEE. O debate será sobre a necessidade de mudar modelos mentais e tendências para algumas áreas, e por isto, o tema reforma da previdência também estará na pauta. “Após a reforma, as pessoas terão mais dificuldade para viver somente com a aposentadoria do INSS. Nesse sentido, terão que buscar alternativas para manter seu padrão de vida. A Previdência Privada é um caminho para suprir as necessidades financeiras futuras de uma parcela maior da população”, afirma Rodrigo Sisnandes Pereira, diretor-presidente da Fundação CEEE.

O evento gratuito acontecerá dia 27/08, a partir das 13h30, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Inscrições no www.familiaprevidencia.com.br/caminhos

ELE MERECE

Entregue anualmente pela AGAS a um fornecedor do varejo que, com sua lisura, dedicação e relacionamento, tornou-se modelar para o segmento supermercadista do Rio Grande do Sul, a Medalha Don Charles Bird – que leva o nome do primeiro presidente da Associação – neste ano, será entregue ao presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogério Bruno Sauthier, um líder que atuou decisivamente na consolidação do modelo cooperativista e, com isso, contribuiu em diversas frentes para o crescimento da economia do Estado.

“Queremos saudar o exemplo de Rogério Sauthier, um líder muito à frente do seu tempo, que desenvolveu os pilares do associativismo para incentivar o crescimento dos cooperados”, sublinha o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. A medalha será entregue ao homenageado na solenidade de abertura da Expoagas 2019, marcada para as 9h desta terça-feira (20), no Teatro do Sesi.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »