Vício gaúcho

31 ago • NotasNenhum comentário em Vício gaúcho

Os jornais de segunda-feira sempre colocam que será uma semana decisiva para este ou aquele fato ou personagem. Na maioria das vezes, não é. Ou a decisão se dará mais adiante, ou já aconteceu na semana que passou.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw00hn_promocao.aspx?secao_id=3712&campo=25136&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=parceria&utm_content=centro_600x90px

NO ENTANTO…

IMG_20200830_190706Foto: Carla Santos

…esta será realmente decisiva para muitos fatos ou personagens. Quando começar setembro, saberemos se o modelo matemático da Universidade de Whashington acertou ao prever 3,3 mil mortes no Rio Grande do Sul pelo coronavírus no início de setembro.

O cálculo foi divulgado há dois meses. Estão acertando. Veremos amanhã se foi na mosca.

MEU MODELO MATEMÁTICO

É mais preciso que qualquer similar ianque ou europeu. Ainda em maio preveu que e,m agosto, eu estaria quebrado. Acertou na mosca, lamento dizer. Em abril, calculei que um quarto dos bares, lancherias e restaurantes quebrariam. Errei feio, confesso. Já é mais de um terço, e quebrando.

SE MEU MODELO FALASSE

Diria que modelos são apenas modelos. Às vezes acertam, às vezes erram.

MODELO SENSAÇÃO

Também chamado de intuição, costumam acertar mais que errar. O interessante é que, quanto mais velho você fica, melhor sua intuição funciona, portanto, acerta.

ACREDITE NELA

Já cometi erros colossais por nāo acreditar nas minhas intuições. Mesmo se você for mais novo, acredite nela. É a consequência lógica de fatos processados pelo cérebro ao longo da vida.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »