Verde que te quero verde

20 maio • NotasNenhum comentário em Verde que te quero verde

Falar em Mercado Público de Porto Alegre é lembrar das bancas clássicas, dos poucos restaurantes e das lancheiras que acessáveis pelo lado de fora. Quase ninguém lembra das bancas contínuas que vendem hortifrutigranjeiros, chás e ervas medicinais. E a turma do subúrbio e da Porto Alegre rural, que Deus a proteja da especulação imobiliária e dos prédios.

ORA É POUCA, ORA É MUITA

É sina nossa ser 8 ou 80. Depois de mais de quatro meses de estiagem, a chuva prometida pela meteorologia para sexta, sábado e domingo deve ser em volume maior do que a que caiu desde janeiro.

AQUELES QUE PRODUZEM

…o que nós comemos dia sim e outro também, não têm a mesma atenção que os negócios grandes, médios  ou pequenos da cidade grande. Quem cria e quem planta neste vasto estado só tem a Farsul para ajudar. É alguém isolado na sua propriedade situada a dezenas e até centenas de quilômetros dos hospitais, imersos em medo, preocupação com a família e incerteza de renda.

MAS ATÉ TU, BRUTUS?

A empresa britânica Reckitt Benckiser observa efeitos dissonantes da pandemia em seus negócios no Brasil. Com o isolamento social, as vendas do limpador Veja e do detergente para lava-louças Finish cresceram e o lançamento do desinfetante Lysol foi antecipado. Em produtos para saúde, a procura pelo analgésico Naldecon e pela pastilha para garganta Strepsils disparou, mas a população fez menos sexo e as vendas dos preservativos Jontex e Olla caíram em março. As informações são do O Globo.

MK-0030-20 - Banners Parceria - 600x90 (1)

BENEFÍCIO DA DÚVIDA

Como observador que sou, quero dissecar essas informações. Os últimos dados referem-se a março, então quero acreditar que em abril e nestas duas semanas de maio a turma foi à forra. Todas as camisinhas não compradas em março devem ter sido adquiridas – e usadas – neste mês e maio. Senão, o macho brasileiro teve a libido destroçada por esse vírus nojentinho. Imagina, além de tudo ele ainda é derrubador de orgânicas réguas de cabeça colorada, como dizia o pajador Jaime Caetano Braun em seu célebre poemeto campestre escrito a quatro mãos.

QUINZE MINUTOS  DE ORGIA

Vale relembrar o caso aqui contado da pesquisa feita pelo Instituto Gallup em meados dos anos 1980. A encomenda de uma empresa era descobrir o número de aparelhos de TV ligados nas noites de sábado na Zona Sul do Rio de Janeiro. Quando tabularam os dados verificaram uma anomalia surpreendente: entre as 21h e 22h o número de desligados em residências de famílias era acima do normal, e que não acontecia nos outros dias da semana.

Pesquisa aqui, pesquisa ali, cruza com outras informações sobre usos e costumes como consumo de  energia e de água, o instituto chegou à conclusão que, neste horário e neste dia específico, o carioca dava a sua semanal no lar doce lar. Imagino a alegria da patroa. Ou não.

A FEBRE DO MOMENTO

Uma das mudanças que a pandemia trouxe, e que deve ter vindo para ficar, é o de compensar, a impossibilidade de realização de palestras presenciais, com a realização de lives. O ex-governador Germano Rigotto, que é muito solicitado para palestras, participou de 10 lives nas duas últimas semanas e tem mais 8 agendadas para os próximos dias.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »