Uma nota de 100 e outra de 10

13 nov • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Uma nota de 100 e outra de 10

Screenshot_20191112-160707_WhatsApp

O Grande Expediente da Assembleia Legislativa de ontem foi dedicado aos 100 anos da chilena CPMC e os 10 anos da indústria de celulose no Brasil, proposição do deputado Frederico Antunes (PP). A fábrica é um exemplo de virtuosidade muito além do seu foco principal, a começar pelo seu envolvimento às causas comunitárias e sociais. Na foto, o Chefe da Casa Civil Otomar Vivian (e), Daniel Ramos, diretor de Assuntos Institucionais, Maurício Harger, presidente da CMPC e Frederico (d).

No seu discurso, Frederico Antunes ressaltou que a CMPC serviu também como “elemento catalizador capaz de congregar lideranças dos nossos mais variados matizes ideológicos, partidários e programáticos”, o que em se tratando do Rio Grande do Sul é uma proeza e tanto. E prossegue: “Na necessidade de convergência reside o maior teste de grandeza política. É quando deixamos de lado tudo o que nos separa e somamos e esforços pelo tanto que nos une”. Bem, isso é um bom resumo da civilidade que tanto nos faz falta.

CATADOR DE PRECIOSIDADES

O excelente jornalista e contador de histórias Antônio Goulart lançou na Feira do Livro o “Anotações de um leitor curioso” (editora Movimento). Entre tantas outras preciosidades relata o epitáfio de Benjamin Franklin, um notável norte-americano. Diz:

“Aqui jaz, entregue aos vermes, o corpo de Benjamin Franklin, impressor, como a encadernação de um livro velho, de que se arrancaram as folhas e se apagaram os dourados e título. Mas nem por isso a obra será perdida, porque há de reaparecer, conforme sua crença, e, nova e melhor edição, revista e corrigida pelo autor.”

MELHOROU OU PIOROU?

Outra seleção de Goulart menciona um texto do escritor Jorge Amado, de 1940. Tudo a ver com a Feira do Livro de Porto Alegre:

“Qualquer cidadão dado a leituras, que dedique algum tempo a folhear os catálogos das nossas maiores editoras verá que, em cada dez livros editados, sete são literariamente inferiores, contra três de nível mais alto.”

Goulart pergunta se hoje é diferente. Na minha opinião, pelo menos em literatura brasileira, podemos acrescentar dois no sete.

EXEMPLO DE VIDA

Foto: Marcos Nagelstein

Foto: Marcos Nagelstein

A querida amiga Carla Santos, que administra este blog, recebeu o Prêmio Press de Melhor Jornalista de Web – Mais que merecido. A Carlinha é uma das mais – se não a mais – corajosa mulher que conheci. Nunca se entrega, mesmo diante das adversidades. Queria eu ter essa disposição, quase sobrenatural, de encarar a vida e suas circunstâncias. E o trabalho que fez em prol da segurança, envolvendo os moradores dos bairros, é fantástico. Tanto prêmio que as entidades privadas e empresariais distribuem, bem que a Carlinha merece não uma, mas dúzias deles. Ela é mais que uma blogueira guerreira, ela é um exemplo de vida.

FREE SHOPS

New York Free Shop (2)

A meta é ousada, mas a capital da Fronteira Oeste quer se tornar a capital brasileira dos Free Shops. Na última semana, Uruguaiana inaugurou sua quarta loja franca em menos de quatro meses. O recém-inaugurado New York Free Shop se soma ao Dufry, Central e Brasil. São mais de 120 empregos diretos e R$ 20 milhões em investimentos. E não para por aí. De acordo com o prefeito Ronnie Melo, duas novas lojas devem se instalar na cidade até o final do ano.

ALIÁS…

…é grande a briga de free shops entre duas cidades da Fronteira Oeste, Livramento e Uruguaiana.

LIGA DOS FALANTES

liga dos falantes

O curso usa dinâmicas descomplicadas para quem quer falar em público ou deseja ter um canal de TV no Youtube/emissoras de TV. Seguindo os passos da Jornada do Herói, de Joseph Campbell, o aluno da Liga começa a enfrentar desafios em várias etapas. A cada vitória, adquire um novo poder da Liga. A capacitação foi desenvolvida pelo jornalista Cássio Peres, profissional da comunicação com mais de 25 anos de experiência em TV (RBS, Record, Canal Rural, TV COM e RDC TV). Acontece no Espaço Conte (Rua Sarapuí, 67, Cristo Redentor – Porto Alegre), entre 18 e 21 de novembro. Outras informações e ingressos, você acessa clicando aqui.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »