Uma inocente canção infanto-natalina?

25 abr • ArtigosNenhum comentário em Uma inocente canção infanto-natalina?

Do jornalista Cristiano Dartsch:
Encontrei por acaso, quando vi disponibilizada pelo Youtube, música intitulada Mozart Variations “Ah vous dirai-je Maman” K265/300. Nunca havia visto ou escutado, apesar de conhecer bastante o acervo composto por esse gigagênio. Em vinil, CDs e fitas tenho cerca de 260 das cerca de 700 obras hoje a ele atribuídas.
O total varia, de acordo com novas descobertas, a tal ponto que foi criado o Mozart Anh, abreviatura de Anhang (apêncice em alemão, embora soe como chinês, não é?), pela qual as novidades são catalogadas. E nem sempre pra mais. O compositor tcheco Joseph Myslivecek , em revisões mais recentes, conta a seu favor com cerca várias novas composições, no passado atribuídas a Mozart. Nem lembro, acho que são 18.
Mas voltemos ao tema inicial. Acionei as tais de Variações e logo identifiquei aquela canção que todos conhecem, com a letra ” Amanhã, ó criancinhas, vem o bom Papai Noel. De sacola pendurada, com brinquedos a granel.” É apito pra um, peteca pra outro, uma bola pra brincar pro Valdemar e assim segue. Letra absolutamente inocente.
Em alemão, o início se equivale. “Amanhã  chega o Papai Noel, vem com seus presentes. Apito, tambor e fuzil, Bandeira, espada e ainda mais. Sim, um aparato de guerra inteiro  eu quero muito ter.”
Repararam na “inocência” dessa letra? Dizem que o Adolfchen, diminutivo de Adolf, cantava isso o dia inteiro, parece que durante todo o ano, vou saber!
Voltando à música, o tema melódico é bonito e se imaginava composto por Mozart. Hoje, se sabe que o autor é anônimo. As doze variações, sim, são do Amadeus.
Então peçam ao Google que traga à tela: Mozart Variations “Ah, vous dirai-je Maman” K 265/300 Magdalena Baczewska, piano. A pianista é polonesa. Outra peça interessante de Mozart é:
Argerich and Kissin Piano 4 hands Mozart Sonata KV 521

Martha Argerich é argentina e Evgeny Kissin, russo. Ambos são ótimos e reconhecidos em todo o mundo. Observem a velocidade com que tocam o primeiro movimento. É incrível.
Boa audição e boa semana a todos!

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »