Uma história de matraca (*)

2 mar • A Vida como ela foiNenhum comentário em Uma história de matraca (*)

O episódio de hoje é por conta do jornalista Antônio Goulart, amigo e companheiro de redação por longo tempo.

“Acabo de ler, na revista Piauí de fevereiro, um extenso perfil do bilionário Jeff Bezos (56 anos), dono da gigante Amazon, com 600 mil funcionários. A certa altura, ele conta que, quando idealizou a empresa, sua ideia era fazer uma “loja de tudo”. Foi aí que me lembrei de uma história que meu pai contava, quando eu era guri. Um empresário chegou numa cidadezinha do interior gaúcho, lá pelos anos 1930, com um projeto original: iria montar uma casa comercial onde o freguês encontraria de tudo, mas de tudo mesmo, desde um botão até uma máquina de costura (Singer, de pedal). Um estabelecimento diferente dos armazéns e magazines da época.

Após semanas de trabalho, o homem passou a fazer propaganda da casa, pintando um grande cartaz e espalhando folhetos pelas ruas, onde anunciava a novidade: garantia que ali não faltaria nada. A curiosidade tomou conta dos moradores. No dia da inauguração, havia muita gente na frente da loja, e o primeiro da fila era o sacristão da igreja. E o que foi que ele queria comprar? Como era véspera da Semana Santa, pediu uma simples matraca. O dono da loja, envergonhado, pediu desculpas e confessou que não tinha no momento.

À noite, cansado do dia movimentado, falou para a mulher, em tom de profunda decepção:

– Como é que ia prever que alguém fosse procurar algo como uma matraca?

Eu também deixo uma pergunta: Será que a Amazon tem matraca à venda?’

(*) Matraca é um instrumento musical de madeira com plaqueta ou argola que resulta em ruído quando sacudida.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »