Uma ave muito inteligente

5 maio • Caso do DiaNenhum comentário em Uma ave muito inteligente

 Se você acha como eu achava que a galinha é burra, pensou mal. Elas são inteligentes, são capazes de sentir tédio, frustração e felicidade. Podem se comunicar com as outras e são capazes até de manipular as colegas de forma maquiavélica. Pelo menos é o que garante um estudo dos americanas Lisel O’Dwyer e Susan Hazel, divulgado pelo UOL.

 O que é a natureza. Eu sempre imaginei que eles tinham noções de propaganda, anunciam o ovo cacarejando. A Voz do Galinheiro, digamos. Quem me lê sabe que sempre admirei estas aves – sim, são aves – não só pela carne que se come em todo o mundo, mas também pelos ovos. Do ponto de vista estético, o ovo é perfeito. Já sugeri que a ONU faça um Monumento à Galinha Desconhecida, seria justa homenagem.

 Quanto a falar entre si, deve ser como o dialeto urdu do Iraque, pela entonação a mesma palavra pode ter vários significados. Aquele poooc-pooc-pooc sempre me pareceu suspeito. Quando dava milho para elas no pátio do meu tio Sireno Selbach, lá em São Vendelino, tinha impressão que caçoavam de mim.

 Por isso tudo, é questão de tempo para que elas se unam e promovam uma greve geral, tipo galinha unida jamais será vencida. Não botarão mais ovos se não forem tratadas com dignidade. Nada de panela. Galinha marxista, era só o que nos faltava.

 Imagino que outra reivindicação seja quanto aos ovos de Páscoa. Afinal, o coelho não bota ovo, mas leva a fama. Vão querer direitos autorais.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »