Um bicho na moleira

27 abr • A Vida como ela foiNenhum comentário em Um bicho na moleira

Não era fácil ser criança nos anos 1940/50. Além da dureza dos pais e dos professores, convivia-se com toda sorte de doenças e achaques que os pais e filhos de hoje nem sonham. Por causa da falta de refrigeração nos alimentos e higiene precária, um monte de bichinhos entrava no corpo das criancinhas. Vermes e bicho-de-pé eram dois, para começar. Outro seria encarado hoje como invasão alien, um filme de terror real.

Chama-se  berne e entrava pelo couro cabeludo e pela moleira. Felizmente, esse filme de terror alien tinha um antídoto, a pomada Springer. Era preta, com consistência de chiclete já mascado. As mães raspavam os cabelos na área, aqueciam a pomada em uma vela e aplicavam o emplastro, fixado com esparadrapo. Dias depois, tirava-se o emplastro e lá estava o verme infame colado na pomada preta.

Não me perguntem como era esse milagre. Talvez matasse o bicho por sufocamento e ele procurava em vão uma saída. E não deixava filhos. Só fui invadido uma vez.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »