Um avião na avenida

26 jun • A Vida como ela foiNenhum comentário em Um avião na avenida

Para muitos, não existe lanche melhor do que o sanduíche Farroupilha. A combinação de pão d’água bem quentinho, um bom presunto e um queijo idem, aproxima-se da perfeição. Tal como o conhecemos, e invenção gaúcha criada e servida no Bar Farroupilha, na esquina da Borges de Medeiros com Fernando Machado. Além dele, o estabelecimento do italiano José com seu sobrinho Carlinhos seria PF, à la minuta e aproximações.

Pois foi o Bar Farroupilha o cenário de um estranho acontecimento. Dois amigos libavam noite alta em mesa próxima à janela praticando o tradicional halterocopismo. Já adernado em ângulo de 30 graus, um deles foi pegar um ar na calçada. Minutos depois, voltou com os olhos do tamanho de bolacha de chope.

– Tem um avião descendo a Borges. E de a pé – balbuciou.

O irmão em copo assumiu um ar severo.

– Ah é? Em vez de bichinho agora tais vendo avião? Bebe menos, para com essas cachaça.

– Juro pela minha santa mãezinha que vi!

Ficaram nessa lenga-lenga vi-não-viste por um bom tempo. Depois, o incrédulo foi à calçada para tirar a teima. Além de um sujeito urinando no poste da esquina, não se via nada, muito menos avião a pé. E assim quase feneceu uma longa amizade. Só que a história não terminou.

Realmente, nos anos 1970, um avião desmontado a bordo de um caminhão desceu a Borges rumo à Pedra Redonda, onde a fuselagem foi transformada em restaurante chamado Restaurante do Avião, às vezes Boate do Avião.

Não era bichinho, afinal de contas. E estava mesmo de a pé na Borges.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »