Um atentado no colégio

22 abr • A Vida como ela foiNenhum comentário em Um atentado no colégio

Um jovem de 20 anos foi preso na cidade de Athens, Georgia, EUA, por ter disparado um spray de Pum em um bar da cidade. Eu não fui preso, mas também fabriquei Pum ajudado por um amigo que entendia de Química quando estudávamos no Colégio São Jacó, em Novo Hamburgo, hoje da Feevale. O bom daqueles tempos eram as aulas práticas, de Química e Física, no segundo grau, na época chamado de Curso Científico.

Na realidade, está mais para cheiro de ovo podre, e existem várias maneiras de fabricá-lo. Mas o que nós perpetramos naqueles tempos não usava ovo, nem repolho, essas coisas. Era na química mesmo.   Era um derivado de H2SO4, ácido sulfúrico, mas com alguma molécula a menos, sulfito qualquer coisa. Você tinha que fabricá-lo e armazená-lo em seguida em um pequeno recipiente de vidro. O resultado era uma bomba digna do EI. E na calada da noite, tirei a rolha e joguei o vidrinho no corredor do dormitório – o São Jacó era internato marista.

O efeito? Parafraseando o coronel Kurtz do Apocalipse Now, posso repetir as terríveis palavras “O fedor…o fedor…”.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »