Transfusão de vinho

8 jan • A Vida como ela foiNenhum comentário em Transfusão de vinho

O Baiano era um quebrador de galhos para os integrantes da mesa da diretoria do Bar e Rotisserie Pelotense, na rua Riachuelo entre Borges de Medeiros e Praça da Matriz. Buscava documentos, pagava contas diversas, ia ao banco descontar cheque, fazia compras no Mercado Público, buscava até exame de laboratório para que a turma das Mesa Um pudesse fazer libações sem ter que fazer essas desagradáveis tarefas. Pequeno e mirrado, já passado dos 60 anos, o Baiano caminhava em câmera lenta, mas nunca desapontou ninguém. Tiro dado, jacu deitado.

Bebia-se muito vinho alemão naqueles anos 1970. Os mais exigentes pediam o branco Prädikatswein, que exige altas requisitos de qualidade. Baiano disse à roda que achara um despachante que comprava o produto de marinheiros de navios alemães, claro que a um custo exorbitante. Bem, fazer o quê. Davam o dinheiro e lá se ia o cara rumo ao Cais do Porto a passos de tartaruga com artrose.

Certa sexta-feira, o fact totum veio à roda contar que o despachante tinha quatro garrafas desse vinho especial, que era pegar ou largar. Vá e compre, disseram. Passada mais de hora e meia, Baiano telefonou para o proprietário da Pelotense, João Mariano, para que avisasse a turma que encontrara coisa melhor, mas a um custo bem mais alto. Que venga el toro.

Enquanto isso, alguém atravessou a rua onde ficava a loja Secos & Molhados do Supermercado Real, o precursor das lojas AM-PM de hoje, criação do executivo Chico Pinedo Kasper. Foi quando ele viu, bem no fundo da loja, o Baiano sobraçando quatro garrafas do vinho comum e barato Liebfraumilch.

Nosso bom homem transportou o Cais do Porto para a rua Riachuelo. Em algum lugar ele faria a transfusão.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »