Torturadores de alface

7 jul • Caso do DiaNenhum comentário em Torturadores de alface

 Estou dizendo que, um dia, ainda vão descobrir que o cigarro faz bem para alguma coisa. Senão, vejamos. Estava eu em posição zen deitado na minha cama comprada de um rei de Pasárgada, vendo o programa Primeira Página no canal SIC, a TV portuguesa, quando levei um susto. O programa exibe as capas das principais e revistas portuguesas e europeias, e, em um dado momento, não quis acreditar no que lia. A apresentadora mostrava as capas das publicações e em uma delas estava: “Um copo de vinho por dia pode causar cancro”, ou câncer na língua de Camões.

 Esfreguei os olhos. A não ser que tenha sido erro de quem fez o título, ou quem sabe uma parte da frase escondia algum “evita” o cancro, mas não estou tão maluco nem tão cego assim. Valha-me meu bom José de Arimateia. Até tu, flavonóide, até tu estás a semear a cizânia no universo dos alimentos saudáveis? Olha que algum tomate ou brócolis pode te processar! Plantas sentem dor e alegria como os humanos, vocês sabem. Pode-se ouvir o grito de dor dos alfaces quando são mastigados, os uivos dos vegetais cozidos no vapor. Yes, verduras e legumes estão sendo exterminados pelos naturebas radicais.

 Quando eu fazia o Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, que Deus o tenha, o Affonso Ritter teve um ataque e disparou, em sequência, lemas apocalípticos.

 – O ar que respiramos está poluído, a água que bebemos está contaminada, frutas e verduras estão cheias de agrotóxicos…

 Neste ponto eu o atalhei:

 – Se assim é, como vivemos cada vez mais tempo?

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »