Sistema tributário

25 maio • Caso do DiaNenhum comentário em Sistema tributário

  É no mínimo paradoxal o sistema tributário brasileiro. Através dos anos, a carga foi aumentando de tal forma que largos setores da economia – sem falar nas pessoas físicas – simplesmente não aguentavam os sucessivos pesos extras adicionados no lombo do contribuinte. Então os segmentos que tinham força, lobby ou respaldo parlamentar, passaram a conseguir descontos nas alíquotas ou nas formas de recolhimento.

  Quem não pode, se sacode, diz o brocardo, então estes pesos extras foram adicionados no lombo destes pobres e infelizes sem poder de barganha. O pior é que já atingimos a chamada Curva de Lafer, o limite a partir do qual valia a pena sonegação e, antes dessa condenável prática, empregar dezenas de especialistas para driblar o cipoal da legislação.

  Quanto às pessoas físicas, azar do Valdemar. Paga e não bufa.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »