Saudades do Plazinha

11 fev • A Vida como ela foiNenhum comentário em Saudades do Plazinha

Morreu, semana passada, o hoteleiro Henrique Schmidt, 94 anos, um dos fundadores da Rede Plaza de Hotéis. Eu o conhecia, falávamos eventualmente, mas seu falecimento me deu uma certa tristeza, a tristeza de um tempo que já não existe mais. Eu casei no primeiro hotel do grupo, o Plazinha, na rua Senhor dos Passos, Centro de Porto Alegre. Passei a noite de núpcias nele. Tinha um dos bares mais charmosos que conheci, de hotel ou não.

Em 1973, surgiu o Plaza São Rafael, na Alberto Bins. Tinha padrão internacional e, sobretudo, tudo era no capricho extremo. Eu sempre digo que você conhece a qualidade de um hotel pelos ovos mexidos que oferece, com ou sem salsichas/bacon. E o desaparecimento desse capricho em tudo o que se faz é que me entristece. Desapareceu, sumiu.

Em meados de 1972, eu trabalhava na Mercur Publicidade, e uma das minhas tarefas foi levar o layout do anúncio de inauguração do São Rafael, em fase de acabamento. Como ele ficava em frente à Igreja São José, criamos uma peça que reputo como uma das melhores daqueles tempos. Era a foto tratada do santo incrustado em um nicho na parte externa da igreja. A chamada:

SÃO JOSÉ SAÚDA SÃO RAFAEL

Do peru, não?

 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »