São 400 mil casos de AVC ao ano

26 out • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em São 400 mil casos de AVC ao ano

Uma a cada quatro pessoas sofrerá um acidente vascular cerebral (AVC) na vida. No Brasil, são cerca de 400 mil casos ao ano; no Rio Grande do Sul, 15 mil. E é para entender melhor essa doença indesejada, detectar sinais e diminuir riscos que o Hospital Moinhos de Vento promoverá ações integradas neste domingo (27), no Parque da Redenção. Das 9h às 15h, atividades físicas, lúdicas e de atendimento marcarão o início da Campanha Mundial de AVC em Porto Alegre. A iniciativa será realizada em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, Rede Brasil AVC e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Para a neurologista Sheila Martins, chefe do Serviço de Neurologia da instituição, é preciso democratizar o acesso à informação e, também, formar indivíduos como agentes de prevenção. “Devemos orientar as pessoas para que elas saibam como agir quando alguém próximo está sofrendo um AVC”, explica. Segundo a especialista, são dois milhões de neurônios que morrem a cada minuto sem socorro. “Por isso, o atendimento precisa ser rápido, assim que surgirem sintomas como alteração para falar ou paralisia parcial ou total. Com agilidade podemos evitar sequelas e a morte.”

O consumo e as transformações no varejo estarão em debate na Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios. As mudanças serão debatidas no dia 18 de novembro com o especialista em varejo e consumo Fred Rocha. O pesquisador é autor do livro “ManUAU do Novo Varejista”, tendo sido escolhido três vezes Profissional do Marketing. A conversa “Pense fora da Loja” ocorre a partir das 14h30.  A feira ocorre de 18 a 20 de novembro nos pavilhões do Serra Park, em Gramado/RS.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »