Reviravolta

23 jan • Caso do Dia, Notas1 comentário em Reviravolta

Subindo por onde caiu. A pesquisa CNA/MMD deve ter feito o Capitão sorrir. A aprovação do seu governo subiu de 29,4% para 34,5$ em cinco meses. Até ele individualmente subiu bem na parada, 41% para mais de 47%. Contrastando, a rejeição caiu para 18,1%. Estes são os números da pesquisa que farão as oposições torcerem o nariz e despejando a eterna e mesma palavra: manipulação.

O BRILHO DA TERRA

unnamed

Eppur si muove, no entanto se move (a Terra), como disse Galileu Galilei depois que levou um dá ou desce da Inquisição que teimava em dizer que era o Sol que girava ao redor do nosso planetinha indecente. Não se briga com a notícia, mas no Brasil a Terra é que gira em torno do astro-rei. Tudo depende do imponderável, mas em condições normais de temperatura e pressão os índices aumentarão ainda mais.

MORO, MOROU?

Interessante é que o combate à corrupção foi o destaque para 30% dos entrevistados. Aí temos uma forte ligação com o trabalho do ministro Sérgio Moro. Quem colhe os louros, além dele, é o chefe.

ESCONDIDINHO DE NOTÍCIA

Além do Judiciário e do Legislativo, as notícias também fizeram recesso. Não que inexistam, mas porque os titulares do ritmo também tiram férias, além de ser um contingente cada vez menor devido ao corte de custos.

FALHA NOSSA

Em matéria de cobertura internacional, chega a ser constrangedor o pouco ou nenhum destaque dado pela imprensa sobre toda sorte de ocorrências mundiais. Cá no Sul, os conflitos do Líbano passaram desapercebidos. E olha que a colônia libanesa é grande.

CABELOS BRANCOS, A CAUSA

O que era uma suspeita empírica agora parece ser verdade. Existe sim uma relação entre cabelos brancos não relacionadas com a velhice e o estresse. Nestas situações, há interferência no processo de produção das células responsáveis pela pigmentação dos cabelos. Sem elas, os novos fios nascem brancos. O trabalho foi publicado pela revista Nature.

POR FALAR EM CABELOS…

….nunca se viu tanta gente ficando careca precocemente. Gurizada com 19, 20 anos já ostenta sinais que a cobertura vai voar mais que a casa de palha dos três porquinhos. Há muitos anos, li qualquer coisa sobre o fato de gente ficar careca já na mocidade, algo a ver com a falta ou excesso de testosterona e os hormônios de ligação. O Tio Sabe Tudo não registra essa teoria.

VOX POPULI

Vox Dei, diz o provérbio latino. Nos anos 1950, uma das marchinhas de Carnaval mais cantadas é a que diz “é dos carecas que elas gostam mais”. Tirando o duplo sentido, nunca se fez uma pesquisa sobre essa preferência. Se é que ela existe. Naquela época, pesquisa mal e mal engatinhava no Brasil. E se fosse feita uma com essa pergunta, se era verdade que o mulherio ou parte considerável gostava de aeroporto de mosquito, 99% delas responderia que o que interessava era “a beleza interior”. Me engana que eu gosto.

MERO DETALHE

O ministro Luiz Fux, do STF, suspendeu por tempo indeterminado o juiz de garantias. Vai para o cemitério, a ideia, isso é certo. O problema é que jamais saberemos ou saberemos quando não interessar mais, se essa foi ou uma ideia ou não. O povo sempre é um mero detalhe.

AS SALSICHAS DO CONDE

O chanceler Otto von Bismarck, o autor da reunificação da Alemanha no século XIX, expeliu uma frase memorável que cabe como uma luva no Brasil: não convém ao povo saber como se fazem leis e as salsichas.

DITO E FEITO

Do facebook do Lauroantonio: “Cuando la izquierda pierde una elección, intenta destruir el País. Cuando gana, lo consigue”.

PENSAMENTO DO DIAS

O mundo pode ser redondo, mas tem muita besta quadrada.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

One Response to Reviravolta

  1. Plinio Nunes disse:

    Muito bom. Sobre cabelos brancos, não consigo deixar de mencionar o Ruy Barbosa. Durante um debate, um adversário do Águia de Haia irritou-se: “Respeite os meus cabelos brancos”. Ao que o grande Ruy respondeu, na lata: “Não tenho por que respeitar alguém só por seus cabelos brancos, porque os canalhas também envelhecem”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »